Pesquisar
Close this search box.

Gás do Amazonas para Roraima

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/08Ago/11/azulao%201234.jpeg

O governador Wilson Lima (PSC) reuniu-se, em Brasília, com um grupo de executivos da Eneva, companhia brasileira com participação de capital alemão, que obteve, em leilão, o direito de explorar o campo de gás natural Azulão, no Amazonas. A previsão é de que as atividades de instalação dos equipamentos necessários para operação comecem no mês de outubro. “Na parte que cabe ao Estado, temos dado celeridade aos trâmites no sentido de desburocratizar o que é possível”, disse ele. A empresa já tem mercado para o gás, que vai ser usado para gerar energia em Roraima, hoje dependente da Venezuela. Ainda há a possibilidade do produto também ser disponibilizado para empresas que pretendem se instalar na região. O grupo também é um das vencedores do leilão para o suprimento de energia elétrica da capital Boa Vista e demais regiões de Roraima. O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, acompanhado de Lima e do governador de Roraima, Antônio Denarium, deve visitar a área nos próximos dias.

INÉDITO

Das mãos de lideranças do povo indígena Mura, a Justiça Federal do Amazonas recebeu esta semana o primeiro protocolo de consulta elaborado por uma etnia brasileira a partir de processo judicial. No documento, os indígenas reforçam sua identidade enquanto nação e estabelecem procedimentos de consulta prévia, livre e informada em caso de projetos de empreendimentos com impactos sobre as comunidades mura das cidades amazonenses de Autazes e Careiro da Várzea, com base na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

MEDALHA

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas aprovou a concessão da Medalha Ruy Araújo ao deputado federal Marcos Pereira (PRB). A comenda, uma iniciativa do deputado estadual João Luiz (PRB), é considerada a mais alta honraria do Poder Legislativo Estadual.  A justificativa: ele ajudou o Estado quando foi ministro da Indústria e Comércio, no Governo Temer. A realidade: os dois são pastores da Igreja Universal do Reino de Deus.

ARMISTÍCIO

Acabou a briga. O Instituto de Cirurgiões do Estado do Amazonas, Empresa de Especialidades Médicas anunciou ontem que o Governo do Estado quitou os pagamentos referentes aos meses em atraso do ano de 2019. Agora a negociação continua, para tentar receber os atrasados deixados por outras administrações.

CASAMAZÔNIA

Acontece até o dia 18 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, a Casamazônia 2019, a maior e mais completa feira de arquitetura, design de interiores e construção da região Norte do País.

AGRONEGÓCIO

No dia 21 de agosto, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil realiza na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus, das 9h às 12h, o "Seminário de Apresentação de Oportunidades para o Agronegócio – Exportagro", que tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas para o setor de alimentos, bebidas e agronegócios que são realizadas anualmente em diversas cidades do mundo.

NEGATIVA

A juíza Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo, titular da 10.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, da Comarca de Manaus, indeferiu ao pedido da 51ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor, que pleiteava o recolhimento dos ingressos já vendidos para o jogo Manaus Futebol Clube (AM) x Brusque (SC), pela final da Série D do Campeonato Brasileiro, programada para domingo (18), na Arena da Amazônia.

DETERMINAÇÃO

O MPAM queria que os ingressos tivessem assentos marcados. A magistrada entendeu que isso geraria enorme transtorno para quem já adquiriu as entradas, mas determinou que a numeração seja obedecida a partir de agora, em todas as partidas realizadas na Arena da Amazônia.

PREJUÍZOS

O senador Eduardo Braga (MDB) pressionou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco a dar uma resposta definitiva sobre o destino da Refinaria Isaac Sabbá, localizada no Distrito Industrial de Manaus. Segundo o parlamentar, a falta de investimentos e de atualização tecnológica da unidade só tem gerado prejuízos à economia amazonense.

FRASES

“Há algum interessado em comprar a refinaria? Se tem, que se oficialize a venda o mais rápido possível. Se não tem, que a Petrobras nos esclareça o que vai fazer.” Eduardo Braga (MDB), senador, questionando a estatal sobre a situação da Refinaria de Manaus, que não recebe investimentos há anos

Não há nenhum impedimento para usar esse dinheiro com o pagamento do 13º salário de professores que estejam dentro e fora da sala de aula. Mas, se a decisão for outra, a de não pagar porque quer pagar de todo mundo junto, aí é uma decisão política”. Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, sobre o dinheiro do Fundeb

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar