Pesquisar
Close this search box.

Gás também para os mais pobres

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/08Ago/11/gas%20natural%20234.jpg

O engenheiro Rodrigo Simões, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas, apresentou ontem, durante o 11º Congresso Brasileiro de Regulação e 5º ExpoABAR, em Maceió (AL), o seu trabalho científico “Gás Natural em Benefício Social à População de Baixa Renda de Manaus que Reside em Condomínios Minha Casa Minha Vida do Governo Federal”. O trabalho propõe que o gás natural, que chega à capital amazonense por meio do gasoduto Coari-Manaus, seja oferecido às populações de baixa renda, que habitam em moradias dos programas Habitacionais de Interesse Social dos governos federal, estadual e municipal. A proposta é que os benefícios econômicos e sociais da utilização do gás natural sejam estendidos às famílias de menor renda, a exemplo do que já vem acontecendo em empresas e em alguns condomínios de luxo da área nobre da cidade. Rodrigo Simões defende que a população de baixa renda pague um preço acessível no gás utilizado no seu dia a dia, uma vez que o gás natural apresenta economia média de 42,50% comparado ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. Além de ressaltar que se trata de um mecanismo autossustentável, economicamente e ecologicamente correto.

PEGADINHA

O Boletim de Finanças divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional aponta que as despesas não empenhadas em 2018 não foram devidamente declaradas pelos estados da federação, o que inclui o Amazonas, conforme determina o Manual de Demonstrativos Fiscais. O boletim também alerta que foi possível constatar que alguns estados suprimiram dos Demonstrativos de Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar, referentes a 2018, “relevantes despesas” que foram registradas por competência mas não foram empenhadas.

PROTEÇÃO AMBIENTAL

O Governo do Estado assinou ontem a Declaração de Santa Fé, que tem como principal objetivo firmar compromissos com governanças das Américas para enfrentar as mudanças climáticas e proteger os recursos naturais da região. No evento, o Amazonas cobrou também o apoio de países ricos no financiamento de ações de conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no interior do estado. A assinatura ocorreu durante a III Cúpula Climática das Américas, na cidade de Rosário, na Argentina.

PARTEIRAS

Preocupadas com o encerramento do projeto que assegura o desenvolvimento das atividades das parteiras no Estado, membros da Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas – Algodão Roxo, juntamente com o coordenador do projeto e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio Cesar Schweickardt, estiverem ontem na Assembleia Legislativa do Estado pedido socorro.

AUTOCOLETA

Uma pesquisa científica analisou uma nova tecnologia de rastreio do câncer do colo de útero, por autocoleta, e teste rápido para o Papilomavírus Humano em mulheres ribeirinhas do município de Coari. O método alternativo de rastreamento vai auxiliar no diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer de colo uterino, bem como subsidiar discussões que reduzam os números de morbidade e mortalidade das Neoplasias Intraepiteliais Cervicais.

ÍNDIOS

O governador em exercício e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida (PRTB), recebeu lideranças indígenas que entregaram documento com sugestões de políticas públicas voltadas para a categoria, incluindo investimentos nas áreas de Educação e Saúde, além do fortalecimento da Fundação Estadual do Índio.  Ele garantiu apoio às reivindicações.

PALESTRA

A importância estratégica da região amazônica para o Brasil e o mundo motivou a Escola de Guerra Naval a promover uma viagem de estudos à Amazônia, esta semana, para tratar dos aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e militares da região. Devido à sua relevância acerca dos temas elencados, a Superintendência da Zona Franca de Manaus foi convidada e promoveu palestra sobre "Desenvolvimento sustentável da Amazônia: perspectivas e desafios" a 31 Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas.

ENERGIA SOLAR

Representantes da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas participaram de mais uma reunião do Fórum Permanente de Energia do Amazonas. De acordo com o presidente do órgãos, Aluizio Barbosa, “é a primeira vez que o Estado se organiza efetivamente para alcançar metas em torno de projetos de geração distribuída e aumento da capacidade instalada de energia solar no Estado”.

PRIMEIRA VEZ

Em 2021, Manaus sediará o Encontro Anual da Ópera Latinoamérica, entidade que reúne representantes dos teatros de ópera da América Latina e Espanha. O anúncio foi feito durante a 12ª edição do evento, que está acontecendo no Teatro Solís, em Montevidéu, no Uruguai, após votação em que a capital do Amazonas concorreu com as cidades de Cali (Colômbia) e Lima (Peru). Será a primeira vez que o Brasil receberá o evento.

FRASES

É necessário que todo o país entenda que este modelo não causa danos à economia, pelo contrário, somos uma matriz que vai além da geração de emprego e renda.” Wilker Barreto (Podemos), deputado estadual, sobre novos ataques da mídia nacional à Zona Franca de Manaus

Brasileiros não imaginam a importância da Zona Franca para o país”. Ricardo Nicolau (PSD), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar