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Franquias em alta no Amazonas

O cenário econômico mostra que o Amazonas, em 2023, recebeu mais de R$ 48,29 bilhões em investimentos para projetos federais. Somente a Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas) investiu mais de R$ 262 milhões e o governo estadual também aprovou mais de R$ 5 bilhões em projetos para o PIM (Polo Industrial de Manaus). Com isso, empresas com atuação no setor de franquias têm direcionado seus planos de expansão para a capital e cidades vizinhas.

Um nicho de mercado que apresenta índices atrativos de rentabilidade, a Casa do Construtor que atua em serviços voltados ao setor da construção civil faz parte desse bojo de empresas com visão de investimento direcionados ao Estado. Com quase 700 operações em funcionamento, a empresa é a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina, a Casa do Construtor conta com quatro operações na capital Manaus. Entre as cidades-alvo para abertura de novas operações estão Manacapuru, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manaquiri e Rio Preto da Eva. Os investimentos ultrapassam R$ 499 mil (Loja Tradicional) –variando conforme o número de habitantes.

“Já contamos com uma operação na capital, mas identificamos que o Estado conta com localidades muito promissoras, como Manacapuru, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manaquiri e Rio Preto da Eva. Desejamos levar nosso modelo de negócio também para cidades do interior, chegando a clientes que estejam distantes dos grandes centros. A Construção Civil é um segmento perene, em qualquer lugar do país, o que torna nosso negócio sólido, lucrativo e muito atraente para futuros empreendedores”, explica Bruno Arena, diretor de Expansão e Implantação da Casa do Construtor.

A franquia vem apresentando resultados positivos em relação ao faturamento. Em números de royalties chega a marca de 8%; em taxa de propaganda o percentual é de 2% com a previsão de retorno do investimento de 36 a 42 meses. O faturamento médio mensal é em torno de R$ 115 mil com lucro de 30 a 40% mensalmente.

A Casa do Construtor é a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) também aponta que o segmento de Serviços e Outros Negócios cresceu 9% em relação a 2022, alcançando um faturamento de R$34,9 bilhões. Tais números vêm chamando a atenção de redes de franquias com planos de expansão bem definidos para o Estado. 

Manaus lidera o ranking entre as 30 maiores cidades em crescimento de número de unidades de franquias divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Entre 2021 e 2022, houve um movimento de descentralização das franquias no que diz respeito à distribuição do faturamento e das unidades por regiões.

De acordo com dados do ranking da ABF das 30 maiores cidades em variação por unidades no primeiro semestre de 2022, as redes estão se expandindo mais em capitais fora do eixo Rio-São Paulo e no interior. Manaus desponta de maneira inédita com expansão de 35,1%, maior no período, saltando de 1.206 para 1.629 operações. 

Outro nicho de mercado

Outra marca que tem se expandido na região é a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil. Com mais de 550 operações, a 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil. Especialista no tratamento de roupas e produtos têxteis, a marca tem planos de abertura de sete unidades, até o ano de 2025, principalmente na capital e com maior foco no modelo de autosserviço.

Com investimentos de R$ 100 mil a R$ 460 mil (Inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro), o faturamento médio mensal do autosserviço: R$ 25 mil; 5àsec Express: R$ 49 mil; 5àsec Padrão: R$ 85 mil,  previsão de faturamento médio é uma estimativa, dependendo da gestão do franqueado e das características da região de atuação.

“Percebemos que as pessoas estão buscando cada vez mais por serviços especializados na higienização e cuidado têxtil. Dessa forma, elaboramos um plano de expansão para Amazonas visando ampliar a presença da rede, principalmente na capital e com maior foco no modelo de autosserviço. O Estado possui muito potencial de crescimento voltado para o mercado de lavanderia. Até meados de julho de 2025, queremos ter sete operações em funcionamento”, explica Alex Quezada, vice-presidente de operações e vendas do Grupo 5àsec.

A franquia em números

Lucro mensal (média): De 25%* (Valores podem variar para cima ou para baixo a depender do modelo de loja, cidade e operação)

Previsão de retorno do investimento: de 24 a 40 meses* (O payback pode variar para mais ou para menos, de acordo com a gestão do operador de franquia, praça e público)

Royalties: 5%

Número de unidades em operação: 554 unidades, sendo 2 próprias e 552 franquias.

⁠Produtos/Serviços ofertados: Serviço de lavanderia e passadoria em roupas.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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