Pesquisar
Close this search box.

Fim de ano aquece contratações temporárias em shoppings

As ofertas de vagas temporárias para suprir a demanda de fim do ano já deu a largada em alguns shoppings de Manaus. A expectativa é que até dezembro a modalidade amplie o número de vagas em vários segmentos, principalmente nas lojas âncoras. Dados da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, revelam que as datas sazonais devem absorver esse tipo de mão de obra  gerando cerca de 80 mil oportunidades.

Na loja da empresária Mercedes Martine, a contratação para temporários iniciou mais cedo este ano, em setembro. “Disponibilizei  vaga para área de vendas. Por enquanto estou com o quadro completo, dependendo da demanda, novembro pode acontecer alguma contratação”. 

O lojista Antonio Kizen destaca que as contratações variam de acordo com cada tipo de operação.  “Não é o caso da nossa loja, pois temos sempre uma equipe um pouco maior e especializada, diferente para uma confecção ou sapataria que o fluxo de clientes se concentra nesses meses. Mas posso afirmar que haverá abertura de vagas temporárias em todo o varejo”. 

O gerente de uma loja de calçados no shopping, Eduardo Pires, afirma que no estabelecimento que ele atua algumas vagas já estão sendo preenchidas. Segundo ele, a tendência é que a empresa disponibilize mais oportunidades nos próximos meses. “É sempre um período de grande demanda e deve ser maior este ano considerando que o fluxo nos shoppings aumentaram e deve impulsionar incremento no volume de vendas de fim do ano”.  

Kenjiró Higashi, empresário do segmento de vestuário masculino, diz estar bastante otimista e pretende ofertar oito vagas temporárias a partir de novembro, número maior se comparado ao ano passado. “Estamos bem animados e otimistas. O mercado tem mostrado um crescimento desde junho o que para gente representa  confiança.  Com certeza vai ser um cenário bem melhor que o ano passado. Já está sendo”, afirma.

Conforme a Alshop, os setores de vestuário, acessórios e calçados serão os que mais vão contratar, respondendo por média de 57 mil contratações. Por categoria de trabalhadores, as vagas de vendedores e atendentes serão as mais buscadas para a recolocação. O salário médio inicial está em torno de R$ 1.608,00 e a taxa de efetivação dos temporários após o Natal deverá ser de 12,2%.

Números da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), projetam a contratação de ao menos  94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano. Destes, pouco mais de 2/3 estarão alocados em shoppings centers.

Em entrevista ao Correio Braziliense, o diretor institucional da Alshop, Luis Augusto Ildefonso, destaca que o Natal de 2020 coincidiu com a segunda onda da pandemia de Covid-19, e isso contribuiu para que a contratação de temporários fosse a menor nos últimos anos. “Mas acreditamos neste recomeço e os lojistas associados estão bem confiantes, pois as lojas já têm recebido um fluxo maior de clientes provocando um aumento de vendas a cada mês”. 

 “Esse é o período que o setor está mais esperando, pois mostra uma virada de chave, e acreditamos na recuperação da economia, sabemos que caminham devagar, mas a esperança e a expectativa dos associados estão reacendendo. Claro que há grandes entraves como a inflação alta, custos mais altos dos insumos e a renda reduzida do consumidor, mas do ponto de vista do comércio devemos comemorar estes dados de recuperação ainda que bem tímidos”, complementa o diretor.

Outros números

Dados do Monitoramento de Mercado ABRASCE – Icvs-Abrasce (Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers) – apontam que as vendas nos shoppings registraram uma alta de 38,5% em agosto, quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Em termos reais, descontada a inflação, o aumento no mês foi de 26,3%. No ano, o setor acumula uma recuperação de 25,1%.

O quinto aumento mensal consecutivo foi observado em shoppings de todas as regiões do Brasil, no mês de agosto, com os seguintes números: Sudeste, 42,8%; Centro-Oeste, 38,7%; Sul, 34,8%; Nordeste 33,6% e Norte 24,7%.

Os dados da ICVS-ABRASCE indicam que as vendas continuam em crescimento no início do 2º semestre, mas em taxas menores comparadas ao começo de 2021, pois agora a comparação é feita sobre uma base mais alta, uma vez que todos os shoppings voltaram a operar no 2º semestre de 2020. Em relação a agosto de 2019, as vendas ficaram apenas 11,1% abaixo do observado naquele período.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar