Pesquisar
Close this search box.

FGV – Alimentos processados reduzem ritmo do IGP-M

Quedas de preços em alimentos processados (-0,94%) e em minério de ferro (-5,88%) no atacado levaram ao recuo de 0,01% na primeira prévia do IGP-M de janeiro. Com o fim da entressafra, o preço da carne bovina caiu 4,35% na prévia anunciada ontem, após avanço de 5,86% na primeira prévia de dezembro do ano passado, segundo o coordenador de Análises Econômicas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Salomão Quadros.
Além disso, ele comentou que, com o cenário de desaquecimento da economia mundial, o preço do minério continuou a apresentar recuos sucessivos de preços no mercado doméstico brasileiro.
No caso das carnes, os preços mais baixos também contribuíram para diminuir pela metade a taxa de inflação de aves abatidas frigorificadas (de 3,10% para 1,30%) da primeira prévia de dezembro do ano passado para igual prévia em janeiro deste ano. “Normalmente os preços das carnes influenciam a trajetória de preços de outros tipos de carne”, lembrou.
Outro ponto destacado pelo especialista foi o comportamento do açúcar cristal, que voltou a cair (de 1,59% para -3,18%). Isso porque, apesar do período de entressafra da cana-de-açúcar, que diminuir a oferta de derivados desta matéria-prima, os estoques de açúcar foram suficientes para lidar com a demanda do período.
Para Quadros, o comportamento dos alimentos processados no atacado é uma boa notícia para o varejo, visto que pode ajudar a diminuir preços na inflação dos alimentos percebida pelo consumidor. No entanto, fez uma ressalva: os alimentos in natura estão subindo no setor atacadista (de -1,21% para 5,40%). Este efeito será repassado para o varejo. “Os in natura sempre sobem nesta época do ano, devido à problemas climáticos que prejudicam oferta. E isso vai pressionar para cima a inflação dos alimentos no varejo em janeiro”, salientou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar