Pesquisar
Close this search box.

Falta consenso para aprovação de novo PPB

Dirigentes de empresas fabricantes de componentes para o polo de duas rodas, Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), e representantes de órgãos governamentais, aprovaram na ultima quinta feira, 17, a proposta do novo PPB (Processo Produtivo Básico) de motocicletas.
Segundo o presidente da Aficam (Associação das Indústrias e Empresas de Serviços do Polo Industrial do Amazonas), Cristóvão Marques, a reunião foi bastante produtiva, levando-se em conta que todos os representantes do diversos setores saíram satisfeitos com o que foi proposto pela Suframa, sendo que a alteração sugerida pela autarquia aos fabricantes do PIM (Pólo Industrial de Manaus) visa garantir uma compra maior de insumos locais para a produção de motocicletas.
A Suframa irá elaborar a portaria que será levada ao conhecimento das partes que estão negociando na próxima reunião, marcada para 12 de julho.
O dirigente acrescentou que o diferencial da nova proposta é a utilização de uma sistemática, que será atribuída não mais por produtos e sim por pontuações para um total de 140 partes e peças que são utilizadas atualmente na produção. O novo PPB ainda está sendo normatizado pela Suframa e a intenção é prestigiar as empresas que atuam no PIM.
Marques salientou que é necessário aumentar a competitividade entre as indústrias desse segmento. “Agindo dessa maneira, vamos gerar mais emprego e renda no Amazonas, já que os fabricantes dos componentes não estão comprando peças em Manaus e sim em países como à China”, completou.

Estímulo à competitividade

Conforme o coordenador geral de acompanhamento de projetos industriais da Suframa, Gustavo Igrejas, a nova metodologia corrigirá distorções no Processo Produtivo Básico do setor e estimulará a competitividade do segmento que voltou a apresentar resultados positivos em 2010. No ano passado o setor chegou a apresentar queda de até 50% em seus índices de vendas e produção por conta da crise econômica internacional.
Conforem Igrejas, o polo representa hoje 30% do PIM em termos de faturamento, geração de mão de obra e investimentos, daí a importância de estar se discutindo mudanças que possam trazer benefícios ao setor. “Com a mudança do mecanismo de cumprimento da regionalização dos componentes e o aumento da agregação de valor local, temos confiança de que a proposta manterá a flexibilidade na escolha dos componentes a serem regionalizados pelas empresas fabricantes de bem final, além de abrir oportunidades de novos negócios para as empresas componentistas”, assegurou.
O diretor executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, e Similares), Moacyr Paes, disse que a reunião serviu para que as propostas colocadas pela Suframa fossem avaliadas. Ele afirmou que o ponto mais importante, foi o surgimento de uma proposta de consenso que agora merece uma analise mais detalhada dos segmentos envolvidos.
“É viável, porque já existem outros segmentos trabalhando com este sistema, como é o caso do condicionado. A tendência é se trabalhar por pontos, sem descartar os PPBs já existentes, mas o trabalho por ponto fica muito mais fácil e viável”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar