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Expectativas de vendas no Dia dos Pais no AM são positivas

Expectativas de vendas no Dia dos Pais no AM são positivas

Apesar da depressão econômica devido à pandemia da Covid 19, o Dia dos Pais  comemorado no próximo dia (9) deve incentivar o consumo e movimentar o comércio varejista. Pesquisa da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) divulgada nesta terça-feira (28), aponta alta de 1,9% no volume de vendas em relação ao ano anterior.  Com o ticket médio de compras é de R$ 90, a expectativa é que, a data injete quase R$ 80 milhões na economia do Estado. 

O presidente da entidade Ralph Assayag afirma que todo esse otimismo tem um motivo. A projeção alta em relação ao ano passado, está diretamente em consonância com o momento de sensibilidade afetiva dos filhos para com os pais, após o cenário de pandemia na capital. 

“As pessoas estão precisando ter a convivência e o contato. A vontade de saber que o seu pai passou pelo momento crítico em função da Covid e ainda está presente, é a oportunidade mais que nunca das pessoas comprarem qualquer item e presentear os pais”.

Para ele, este ano, o carinho afetivo será primordial para o aquecimento do comércio. “Por isso todos estão afirmando que vão fazer um esforço grande, mas irão dar um presente para o seu pai. A falta de contato por tanto tempo está ensinando um pouco mais de compaixão, amizade e acima de tudo o valor da família, onde muitos foram acometidos pelo vírus”. 

De acordo com Ralph, o outro motivo que deve alavancar as vendas é o fato do vírus está mais controlado e a chegada da data coincidir com a reabertura das atividades do setor, diferente do Dia das Mães.

“Nas outras datas comemorativas estava tudo fechado. Agora, estando aberto, depois do que todo mundo passou psicologicamente, as pessoas estão mais sensíveis, pensando um pouco em suprir de certa forma o distanciamento e nao deixar passar em branco exatamente porque não sabe o dia de amanhã”.

A pesquisa revela que entre os itens mais demandados para presentar os pais, o vestuário lidera com (28,3%), seguido de perfumaria (19,8%), calçados (15,9%), smartphone (8,3%), joias e relógios (7,6%), artigos esportivos (4,8%). Os seis itens também foram citados na pesquisa do Dia dos Pais do ano passado, no entanto, em ordens diferentes.

Os pais, também responderam aos questionamentos dizendo o que desejam ganhar no próximo dia 9 de agosto: 17,7% disseram que pretendem ganhar vestuário; 14,8% pretendem ganhar perfumaria; 13,6% pretendem ganhar smartphone; 10,8% relógios; 8,6% calçados; e 6,9% artigos de esporte. 

Compra e pagamento

Os entrevistados responderam, ainda, onde desejam comprar os presentes dos pais e a maioria disse que deve comprar em lojas físicas (45,9%); em seguida, internet (29,4%); 15% afirmaram que são instigados a comprar por meio de comerciais de TV; e 4,8% por indicações de amigos. 

Segundo a CDL Manaus, os dados demonstram que os shoppings vêm evoluindo como centro comercial dinâmico (39,5%). Fica evidente, também, que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e detém preferência dos consumidores de Manaus (29,1%) e, ainda, a participação dos comércios de bairros que é uma boa opção para os consumidores (20,3%). 

Quanto a forma de pagamento, 48% disseram que vão pagar suas compras com cartão de crédito parcelado; 19,2% com crédito à vista; 13,1% vão pagar com dinheiro em espécie; 9,5% no crediário ou carnê; e 8,3% no cartão de débito. 

Consumidor

A pesquisa apresenta, também, o valor que o consumidor quer gastar nessa sazonalidade. 8,4% estimam desembolsar menos de R$ 80; 35,1% entre R$ 80,01 a R$ 100; 23,91% deve gastar entre 100,1% a R$ 150; e 15,28% pretende pagar entre R$ 150,01 a R$ 200.

Quanto à renda familiar destes consumidores, a pesquisa da CDL Manaus apresenta que 5,71% tem renda de até R$ 998; 11,78% tem renda entre R$ 998,01 a R$ 1,5 mil; 22,53% tem renda entre R$ 1,5 mil a R$ 2 mil; e 27,57% tem renda entre R$ 2 mil a R$ 2,5 mil.

Dos entrevistados quanto sua intenção de presentear alguém neste Dia dos Pais, 67,2% disseram que vão presentear o pai, 15,2% esposo; 5,1% a mãe e 4,8% o filho.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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