Pesquisar
Close this search box.

Exercício de alta pavulagem

Idalina é amazonense e mora há décadas em Copacabana. Ela saiu de Manaus, mas nossos costumes e gostos culinários permanecem de modo atávico  e para sempre em Idalina. Vez por outra convida os sobrinhos para um tacacá e tem uma receita de pirarucu de casaca inigualável.

Kellyannne, uma jovem sua conhecida da praia, pagou dez mil reais para sair de destaque numa escola de samba. Foi neste último  carnaval. O desfile ocorreu nos feriados de 21 de abril.  Idalina, com sua proverbial sinceridade, foi logo dizendo:

– Mas é muita pavulagem! Ainda mais num carnaval em abril. Fora de época!  A moça mora num quarto e sala com a mãe e duas irmãs. É professora do município. Gastou suas economias nisso.  O que acaba com as pessoas é mesmo o exercício da  pavulagem.

As amigas cariocas quiseram saber o que era pavulagem. Idalina explicou que com o nome Kellyanne, com k, y e letras dobradas, a moça  já teve seu destino pávulo traçado na pia batismal.

Um dos  mais notáveis colunistas brasileiros, Zózimo Barrozo do Amaral, disse que baiano não nasce, estreia. O mesmo acontece com o caboclo pávulo.

Pavulagem não é só gabolice e fanfarrice. A pavulagem é principalmente um excesso de confiança, uma presunção inata em alguns caboclos amazônidas. Mas não se restringe somente a nossa realidade. A pavulagem é um fenômeno nacional. Tanto no Carnaval quanto no boi de Parintins a pavulagem corre solta. É um exercício explícito e cultural desse fenômeno: pavulagem.

O atual prefeito de Manaus é atleta amador. Dedica-se a corridas de ruas. Inscreveu-se e foi participar da Maratona de Barcelona, na Espanha. Explicou que seu objetivo era incentivar a prática de esportes. Primordial para saúde física e mental.

Sua viagem teve também o objetivo de fazer propaganda de Manaus, como destino turístico perante os europeus e o mundo. Achei a ideia interessante. Mas o prefeito está sendo massacrado nas redes sociais.

Tia Idalina não perdoa  o prefeito:

-Ser pávulo todo mundo pode ser. O problema é quem paga e como se paga a pavulagem. A capital da Catalunha Barcelona possui uma rica herança cultural. Um importante polo e um destino turístico popular. Adorei a Espanha e Barcelona é o máximo. Principalmente a catedral e as obras arquitetônicas de Gaudí.  Deixar a administração da cidade e ir correr uma maratona em Barcelona não é só um exercício físico. Trata-se de um exercício de alta pavulagem.

Pedro Lindoso

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar