Pesquisar
Close this search box.

Ex-servidor da Suframa punido

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/9/suframa%2089.jpg

O ex-servidor da Superintendência da Zona Franca de Manaus Antônio do Nascimento Moreno deverá pagar R$ 75 mil como reparação pelos danos causados ao patrimônio público e multa civil. Ele é um dos vistoriadores envolvidos no esquema de fraudes desarticulado pela Operação Rio Nilo naquela superintendência. A medida foi definida em acordo processual firmado com o Ministério Público Federal no Amazonas e homologado pela Justiça Federal. Ele, que atuava na Suframa em 2004, responde a cinco ações de improbidade administrativa movidas pelo MPF por enriquecimento ilícito. O MPF pediu à Justiça Federal a homologação do acordo e a extinção dos processos em relação ao ex-servidor, a partir do compromisso assumido no acordo. O pagamento do valor acordado será feito em parcelas, mediante desconto em folha de pagamento. Em caso de desemprego, eventuais valores decorrentes de rescisão contratual e o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço serão revertidos para pagamento do débito. O não pagamento das parcelas acarretará imposição de multa correspondente a 15% do valor do acordo.

SEM DEMARCAÇÕES

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) concedeu entrevista ao jornalista Augusto Nunes, da Rádio Jovem Pan, na segunda-feira (8), e prometeu rever demarcações em terras indígenas. Além disso, denunciou o que chamou de “indústria das demarcações” e avisou que quer “explorar a região amazônica com os Estados Unidos”. “A demarcação que eu puder rever, eu vou rever”, declarou. O mandatário também defendeu que indígenas e quilombolas “possam vender ou explorar” suas terras “da maneira como acharem melhor”.

RISCOS EM DEBATE

Com a proposta de debater estratégias para a redução dos riscos na assistência prestada ao paciente, importantes nomes da área desembarcam em Manaus, nos dias 23 e 24 de agosto, para a segunda edição do Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente, que será realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O evento promoverá um importante debate sobre gestão de qualidade e segurança no âmbito hospitalar, através de palestras, conferências e mesas-redondas. São aguardados mais de 400 participantes de diversas partes do Brasil.

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Por iniciativa do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), a Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu ontem um amplo debate em torno do Projeto de Lei (PL) nº 96/2019, que trata sobre a violência obstétrica no Estado. Na reunião, parlamentares e mulheres vítimas de maus tratos nas maternidades discutiram ponto a ponto do texto original e entraram em consenso sobre diversas mudanças a para aperfeiçoar a matéria. O PL, que recebeu pedido de vista na votação da semana passada, deverá retornar ao plenário nesta quarta-feira, dia 10, já com uma nova redação. 

OLHO NOS CONTRATOS

A Secretaria de Estado de Saúde realizará, nos dias 11 e 12, o treinamento sobre Sistema de Gestão de Contratos do Governo do Amazonas. O evento é para servidores que atuam como fiscais de contratos da secretaria. O treinamento dos fiscais é uma das estratégias da Susam para garantir que não ocorra demora no atesto e pagamento de serviços. Nos dois dias, os servidores revisarão conhecimentos sobre o Sistema de Gestão de Contratos, além de conhecer as atualizações do sistema.

BAZAR DE TROCA

Um evento inédito irá acontecer em Manaus no próximo dia 20 de abril e promete oferecer uma incrível experiência às manauaras.  Trata-se de um bazar de trocas que permite mulheres renovarem seus guarda-roupas de forma divertida e sem gastar dinheiro, aderindo um estilo de consumo mais consciente e sustentável. Elas poderão fazer novas aquisições de looks, a partir de trocas de peças que possam estar “encalhadas” em seus armários.

FALA POVO

O segundo dia da 5ª Semana de Integração da Segurança Pública reuniu representantes do sistema de segurança, que, em conjunto com a população amazonense, realizaram a primeira audiência pública para tratar da construção do plano estadual de Segurança Pública. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (09/04), no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Durante a audiência, cerca de 40 amazonenses expressaram suas opiniões sobre o que é necessário para a segurança dos bairros e comunidades. 

PRORROGOU

As inscrições para o concurso da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno foram prorrogadas até às 14h (horário de Brasília) desta próxima sexta-feira, 12. O aviso de prorrogação do edital nº 01 e 02/2019 foi publicado na última sexta-feira, 5/4, no Diário Oficial do Município (DOM), data que encerrou o prazo inicial para as inscrições.

BÚFALOS

Com o objetivo de desenvolver a pecuária de búfalos no Amazonas e promover o melhoramento genético do rebanho, a Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade, a Universidade Federal do Amazonas e a Embrapa Amazônia Oriental, do Pará, iniciaram parceria para que o Amazonas faça parte do Programa de Melhoramento Genético em Bubalinos, da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB).

MADE IN CHINA

Investigar o estilo gerencial das fábricas chinesas instaladas em Manaus foi objetivo da pesquisa desenvolvida, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, pelo amazonense Cleiton Ferreira Maciel Brito. O estudo realizado durante seu curso de doutorado na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2018, na área de Sociologia, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

FRASES

Não existe visão de gestão aliada à tecnologia. Até recursos federais temos perdido”. Péricles Nascimento (PSL), deputado estadual, criticando a gestão da Segurança Pública do Estado

Estou aberto ao diálogo, mas nunca fora da lei.” Abraham Weintraub, novo ministro da Educação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar