Pesquisar
Close this search box.

Evento pretende diminuir mortalidade

https://www.jcam.com.br/FOTO_24042014 A6.jpg

O Amazonas é hoje o segundo pior Estado do país para se abrir micro ou pequenas empresas. De acordo com o diretor operacional do Sebrae-AM (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas), Maurício Seffair, o índice de mortalidade das empresas de pequeno porte ou microempresas nos dois primeiros anos de atividades é de 44%. Este número só supera o registrado no Estado do Piauí. Para Seffair, o Estado apresenta algumas características próprias que contribuem com esta elevada porcentagem.
“O desafio da mortalidade é grande. O Amazonas tem uma tipicidade que precisa ser colocada; o problema não está só na gestão. Temos um Polo Industrial muito forte. Quando se percebe que as pessoas estão perdendo seus empregos, por necessidade elas se reúnem para montar uma empresa. Na maioria das vezes, após se recolocar no mercado deixam a empresa”, explicou.
Com o objetivo de reduzir para 20% este índice nos próximos cinco anos e promover o empreendedorismo, o Sebrae-AM realiza a partir de hoje (24) até o próximo dia 27 de abril, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo, zona Leste de Manaus, a Feira do Empreendedor: oportunidades de negócios, atendimento e conhecimento. Com o tema “Amazonas: Rios de Oportunidades, Frutos de Negócios”, o evento retorna a Manaus após 12 anos. A feira conta com 56 expositores de diversos ramos de negócios e mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos voltados para empresários, empreendedores individuais, produtores rurais ou pessoas que desejam abrir um negócio. Além disso, contará com espaços temáticos como: sustentabilidade, negócios verdes, inovação, tecnologia, agronegócio e economia criativa.
Para Maurício Seffair, a Feira do Empreendedor oferece aos participantes uma percepção de mercado que poderá contribuir com a sobrevivência de novos empreendimentos comerciais.
“Acredito que a Feira vai ajudar muito as pessoas antes de montar um negócio. Elas terão aqui cursos sobre como perceber e avaliar a melhor forma de montá-la. Antigamente, a criação de empresas por necessidade superava aquela montada por percepção de mercado, que são as oportunidades. Hoje, estamos montando mais empresas por oportunidade que por necessidade”.

Regularização
De acordo com o Sebrae, além de formalizar novos empreendimentos em Manaus, a Feira também terá como um dos principais objetivos a regularização dos negócios já existentes, mas que têm pendências jurídicas. Com expectativa de receber 20 mil visitantes nos quatro dias de feira, o Sebrae espera regularizar 3 mil empresários – 15% do total das visitas.
“Nós já passamos por esta fase de fazer com que seja meta formalizar. Agora trabalhamos com a regularização, capacitação e informação. Esse vai ser o ambiente para que todos entendam que é necessário formalizar e isso vai ser natural”, explicou o diretor-superintendente do Sebrae-AM, Nélson Rocha.

A Feira
Realizada desde 1994 em diversas capitais brasileiras, a Feira do Empreendedor do Sebrae visa gerar oportunidades de negócios e fortalecer os negócios já existentes; promover orientação empresarial; disseminar conceitos de sustentabilidade; promover a disseminação de conhecimentos; propiciar acesso à inovação, tecnologia, ideias de empreendimentos, máquinas equipamentos, instituições tecnológicas e financeiras, franquia e distribuição de demais produtos e serviços de fomento à atividade empresarial; divulgar os produtos e serviços do Sistema Sebrae, parceiros e demais instituições.
Entre as novidades do evento para este ano estão a “Corrida de Startups” – competição que visa transformar ideias inovadoras de empreendedores locais em novos negócios -, o “Espaço Nerd” – área destinada exclusivamente ao empreendedorismo e à inovação que discutirá novos modelos de negócios (startups) – e o “Espaço Educação para o Futuro” – que vai discutir de forma diferenciada projetos educacionais com foco no empreendedorismo, com a participação de instituições como Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial), Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), Fundação Dom Bosco, Fundação Nokia e Fundação Amazon Sat.
Para ter acesso à Feira do Empreendedor, o visitante deverá fazer o credenciamento na página eletrônica do evento: feiradoempreendedoram.com.br. A entrada é gratuita.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar