Pesquisar
Close this search box.

ESPORTE – Projeto para evitar evasão escolar

Presidente da Comissão de Esportes na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Ednailson Rozenha (PSDB), irá protocolar o projeto de lei que inclui no calendário da rede pública de ensino municipal as “Olimpíadas Municipais” como instrumento pedagógico de auxílio no combate à evasão escolar. Dados da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de 2011 registraram um média de 3,6% no índice anual de abandono escolar das unidades de educação do Ensino Fundamental. A Semed tem cerca de 260 mil estudantes. O percentual equivale a 9.360 alunos que deixaram de ir para a escola.
“Sabemos que muitas crianças e adolescentes perdem o interesse de ir à escola após viver problemas internos em casa que vão desde a falta de recursos financeiros na família ao envolvimento com a criminalidade. As Olimpíadas Municipais tentarão resgatar a motivação desses estudantes para ir à sala de aula e buscará também recuperar e manter a socialização deles com amigos através do esporte”, declarou o vereador.
No projeto do vereador Rozenha, a participação do estudante nas olimpíadas está condicionada à presença dele na sala de aula. A proposta prevê ainda que os professores de educação física promovam uma rede de captação de talentos motivando os estudantes a frequentar as escolas e dando a eles a possibilidade de praticar uma modalidade esportiva.
Ainda segundo o projeto, os professores da rede municipal de ensino serão orientados a descobrir novos talentos e, a partir dessas escolhas, os estudantes receberão informações sobre os benefícios de praticar um esporte e representar sua escola nos jogos. “Se ele for um aluno que frequenta regularmente a escola, poderá participar do projeto. Como é um programa de socialização escolar, acredito que será difícil os estudantes ficarem fora do evento”, completou o parlamentar.
Rozenha entende, contudo, que a proposta servirá como ferramenta de auxílio à evasão escolar e outras medidas devem ser tomadas para resolver o problema. “Acredito que a inclusão nas olimpíadas é um grande passo para reduzir a ausência dos estudantes nas salas de aula. Os jovens dentro da prática do esporte não irão ter contato com problemas e vão se tornar pessoas proativas. Vencer ou perder apenas marcará um diferencial de como podem ser capazes de resolver problemas”, observou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar