Pesquisar
Close this search box.

Esporte e lazer fazem sucesso na Zona Oeste de Manaus

Além de dar uma aquecida no comércio local, a reabertura dos espaços públicos comunitários e de lazer trouxe consigo uma satisfação emocional para quem costuma usar esses espaços com frequência. Para os moradores da Zona Oeste da cidade, não foi diferente, os espaços nunca foram tão procurados quanto agora. 

A Orla da Ponta Negra é um dos locais mais procurados pelos manauaras que querem passear e se divertir na capital. Por se tratar de um ambiente aberto, com espaço para atividades ao ar livre e com uma grande variedade de lazer e comércio, é frequentemente a primeira opção dos moradores da cidade. 

Para a aposentada e moradora do bairro Nova Esperança, Romilda Chagas, de 83 anos, a Orla da Ponta Negra é um atrativo para moradores de toda a cidade, que acabam indo de outras zonas para curtir o espaço. “É bom principalmente para as famílias que possuem uma renda mais baixa, essas pessoas podem vir até aqui, passear pela orla, aproveitar a praia e se divertir.”

Outro espaço de lazer e diversão é a Mini Vila Olímpica, que fica localizada no bairro Santo Antônio. O local é bastante frequentado pelos moradores da Zona Oeste de Manaus, principalmente pelas crianças que moram aos arredores. A Mini Vila do Esporte atualmente está sendo revitalizada pela SEMULSP, que está atuando no local com serviços de pintura, capinação e podagem de árvores. Por lá, os apaixonados por esporte podem encontrar aulas de jiu-jitsu, futsal, funcional e até aulas de zumba. 

Hoje, a Zona Oeste de Manaus conta também com dois Centros de Esportes e Lazer (CEL), que trazem aulas gratuitas para a comunidade. O CEL Ninimberg Dos Santos Guerra é popularmente conhecido como “Bergão” e fica localizado no bairro São Jorge, já o CEL Dom Jackson fica localizado na Compensa, em uma das principais avenidas do bairro. Nos dois centros, os moradores podem encontrar treinos esportivos, treinos de musculação e aeróbicos, danças e até mesmo aulas destinadas para a terceira idade. 

O Centro Desportivo da Compensa (CDC), também é um atrativo para os moradores da Zona Oeste. O local é sempre movimentado, principalmente pelos moradores do bairro, que usam o espaço para partidas de futebol durante a semana e também para aulas de danças coletivas. O centro também costuma receber campeonatos de futebol da Zona Oeste, que garantem uma disputa e torcida apaixonada pelos times dos bairros. 

No final de 2020, mais um espaço ganhou destaque na Zona Oeste, o Velódromo Professora Alzira Campos. O espaço foi inaugurado pela Prefeitura de Manaus após mais de cem anos da construção do primeiro velódromo da cidade. Lá, os amantes de esporte podem contar com uma pista de caminhada e quadras de tênis e skate. Segundo a prefeitura, o velódromo foi criado para reacender a paixão pelo ciclismo, que necessitava de um espaço destinado ao esporte. 

Atualmente, Manaus tem diversas praças ao ar livre, muitas delas estão revitalizadas e agradam a população manauara.

É o que garante Terezinha de Jesus, de 56 anos, a praça pública que costuma frequentar no bairro São Jorge, para ela é um local de escape. Pelo menos 3 vezes durante a semana, a moradora da Vila da Prata vai caminhando até a praça do bairro vizinho e para rever os vizinhos e ler um livro, segundo ela, só pelo fato de sair de casa, sua mente já fica mais relaxada. “Nós já passamos tanto tempo trancados em casa, agora precisamos respirar um pouco de ar fresco. Eu acho essencial, todos os bairros deveriam ter espaços como esse.” Finaliza. 

PRAÇA CORONEL JORGE TEIXEIRA

Localizada na Avenida São Jorge, a Praça Coronel Jorge Teixeira é um atrativo para os moradores do bairro e para quem vai até o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Popularmente conhecida como “Praça do CIGS”, por ser localizada em frente do zoológico da cidade, ela foi revitalizada no ano de 2014 em homenagem ao primeiro comandante do Centro de Instrução. Naquele ano, a praça ganhou uma academia ao ar livre, a reforma na estrutura do espaço, na quadra de esportes e nas ruas que cercam o local. 

Para os moradores que utilizam o espaço, a praça é bem localizada e uma ótima área de lazer para os moradores da Zona Oeste. É o que diz o professor de música Ramon Carneiro, de 29 anos, ele anda cerca de 1 km por pelo menos 3 vezes na semana desde o ano de 2019 para utilizar o espaço, principalmente a academia ao ar livre. 

“Eu não malho em outro lugar, somente aqui. Pra mim isso é o suficiente. O espaço é ótimo e se não existisse, ficaria bem triste. Falta apenas uma manutenção nos equipamentos que vão estragando por conta da chuva, fora isso é tudo perfeito.” Relata Ramon. 

Os dias mais movimentados são durante a semana a partir das 16h. Os moradores das proximidades costumam se reunir no final da tarde para conversar, jogar uma partida de futebol, levar as crianças para brincar, se exercitar e até dançar zumba. 

PISTA DE SKATE DA PONTA NEGRA

O Skatepark da Ponta Negra foi reinaugurado no final de 2013 após uma reforma na Orla da Ponta Negra. De lá pra cá, a quantidade de apaixonados pelo espaço e pelo esporte só aumenta. 

É o que garante o estudante Gabriel dos Santos, de 17 anos. Ele anda de skate há poucos meses, mas sempre que pode, vai até o local. “Eu moro no bairro Alvorada, mas como não tem outras pistas perto da minha casa, venho pra cá. Quando não consigo vir de ônibus, venho de skate mesmo, mas não deixo de vir.” 

Por ser a única pista de skate da Zona Oeste de Manaus, o Skatepark nunca está vazio. Até mesmo para quem mora em bairros mais distantes, o espaço acaba sendo a única opção. 

Desde quando aprendeu a andar de patins, o estudante Thiago Portela, de 16 anos, nunca deixou de frequentar o espaço e faz questão de ir até lá pelo menos 3 vezes por semana. “Eu ando de patins há 8 anos, aprendi aqui mesmo na Ponta Negra. Meus pais sempre me trazem quando podem, eles também adoram esse espaço.” Relata. 

Para ele, que é morador da Zona Sul, a falta de áreas como essa o fazem gastar mais de uma hora de deslocamento até o skatepark, mas por conta da qualidade, não vê nenhum problema. 

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA FAMÍLIA MAGDALENA ARCE DAOU

Uma das áreas comunitárias e de lazer mais procuradas da Zona Oeste é o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, ele foi inaugurado em dezembro de 2011 pelo Governo do Estado do Amazonas. O Centro fica localizado na Avenida Brasil, que é uma das principais avenidas da cidade e atende vários bairros. 

O complexo tem mais de 29 mil metros quadrados e nele podemos encontrar piscinas, quadras, academia, salas de dança, música, teatro e muito mais. Para Walter Vital, que é coordenador do centro há um ano, o espaço é totalmente destinado ás famílias, que lá podem encontrar atividades voltadas para a área da saúde, sociais, esportivas, educacionais, de lazer e até cursos profissionalizantes. 

Para a aposentada Lena Bentes, de 68 anos, o centro é fundamental para o desenvolvimento do neto Vinícius, de apenas 10 anos de idade. “Ele tem hiperatividade, mas desde que começou a fazer teatro aqui, há 3 anos, o comportamento dele mudou em todos os aspectos, principalmente em casa e na escola. Agora eu posso dizer que ele é uma criança mais sociável e comunicativa.” Relata a avó. 

Por conta da pandemia, as atividades presenciais precisaram reduzir a capacidade para 30%. Mas com o retorno gradual, novas pessoas vão surgindo a cada dia. Para aqueles que buscam lazer em família, o centro está aberto de segunda a sexta-feira, de 8h ás 21h. 

COMPLEXO ESPORTIVO DA VILA DA PRATA

Construído há mais de 30 anos, o Complexo Esportivo da Vila da Prata é um verdadeiro sucesso entre os moradores. Por lá, várias atividades acontecem durante a semana e todas com os mesmos objetivos, aproximar os moradores e inserir o esporte na vida de cada um. 

Raphael Brelaz, de 27 anos, conta que nasceu e foi criado no bairro e que frequenta o espaço desde que era criança. Segundo ele, as aulas coletivas de zumba, treino funcional e peladas de futebol para todas as faixas etárias aproximam os moradores e incentivam novas pessoas a cada dia. 

“Os moradores daqui estão buscando por mais qualidade de vida, antes da reforma da quadra as pessoas buscavam por isso em outros bairros. É prazeroso ver como as pessoas estão empolgadas com esse espaço.” Relata. 

O espaço foi reformado em 2016 pela Prefeitura Municipal de Manaus, mas após 5 anos, o complexo necessita de reparos na pintura da quadra e nos holofotes. 

Já para Cristina Oliveira, de 41 anos, o espaço é necessário para que todos possam relaxar o corpo e a mente. Ela começou a frequentar o complexo por conta dos filhos que jogavam futebol, mas há 6 anos criou o time de futebol feminino e virou capitã. “Aqui eu posso fazer de tudo, participo dos treinos de futebol, funcional e zumba. Fora o time de futebol composto por mães, é gratificante fazer parte.” Finaliza. 

Foto/Destaque: Divulgação
Reportagem de Laíssa Carvalho

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar