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Engenheira química dribla a crise econômica desenvolvendo a própria linha de cosméticos

Todo mundo já conhece as consequências da pandemia do novo Coronavírus na economia. Muitas empresas foram fechadas e o impacto na renda de inúmeras famílias foi desastroso. Aí cada um correu pra um lado. Hoje, eu trago a história de uma engenheira química que fez da pandemia a oportunidade para se tornar empreendedora e – sozinha – desenvolveu a sua própria linha de cosméticos.

Vamos voltar ao ano de 2020 quando a amazonense Kevelyn Carolina Motta Sbravati (foto), de 26 anos, idealizou e desenvolveu a sua própria linha de maquiagem, a marca KEVBeauty.  “Em setembro de 2020, tive que me reinventar como profissional devido à pandemia, então, decidi investir os R$600 do auxílio emergencial e começar o meu próprio negócio. Assim, desenvolvi os meus primeiros produtos e criei a minha marca de cosméticos, a KEVBeauty”, explica. 

Formada em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Kevelyn uniu o amor pela profissão e pelo mercado de cosméticos e beleza para iniciar o próprio negócio. Após quatro meses de pesquisas ela desenvolveu o LipTint KEVBeauty, produto 3 em 1 (batom, sombra e blush) à base de extrato de beterraba, que é um dos mais pedidos em seu site de vendas.

Em seguida, a empreendedora criou o LipBalm KEVBeauty, hidratante labial com óleos naturais e manteiga de karité, na modalidade rosa para os lábios e incolor, que serve para hidratar outras partes do corpo, como cotovelos, unhas, calcanhar e até dar brilho a tatuagens, reparar as pontas dos cabelos e domar as sobrancelhas, ou seja, um produto completamente multifuncional. Por último Kevelyn lançou a Máscara de Argila Rosa KEVBeauty, produto com ativos antiacne e rejuvenescedores à base de extrato de chá verde, gel de aloe vera e óleo de rosa mosqueta, que conta com propriedades de limpeza profunda, reparação, renovação e desintoxicação da pele facial.

Atenta ao crescimento do mercado de higiene e beleza, Kevelyn está apostando as suas fichas num segmento que não para de crescer. Os números indicam a afirmação, como a pesquisa da Euromonitor que mostra aumento de 4,7% nas vendas em 2020 e a projeção para este ano está na casa dos 4,6%, aproximadamente. Nada mal se pensarmos na conjuntura econômica do país. Por serem produtos considerados veganos (livres de crueldade animal e conservantes tóxicos) a empreendedora segue na vibe do consumidor responsável ambientalmente, corrente em ascensão. 

Outro cuidado da empresária diz respeito à precificação dos produtos, pois quer mantê-los acessíveis para todas as camadas sociais. Pra completar, Kevlyn ciente da importância da digitalização, não perdeu tempo e criou o seu próprio e-commerce (www.kevbeauty.com.br). Quem diria que o auxílio emergencial faria tudo isso?!

Empresa amazonense OBS muda nome para Lumit e abre unidade em São Paulo  

A empresa OBS (Outitude Business Solutions), criada há 18 anos por Fábio Guarnieri, ganhou a maioridade e nova identidade visual. Para celebrar a nova fase da companhia, Fábio reuniu clientes, professores e parceiros numa live que aconteceu na quarta-feira (27). Além do aniversário da empresa, outro motivo para comemorar é a parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) que completou 10 anos. No evento, Fábio anunciou que está expandindo a atuação da região Norte do país para a Região Metropolitana Oeste da grande São Paulo, localizada na cidade de Barueri.

A Lumit já nasce firme, forte e com know-how de gente grande. Clientes como Gillette, Coca-Cola, Ótica Avenida, Real Equipamentos, dentre outros, passaram pelos programas de educação corporativa da empresa, que continua focada no desenvolvimento de treinamentos de capacitação profissional para empresas, famílias empresárias e executivos.

Casa do Construtor anuncia investimentos no Norte do país 

Com recorde de crescimento, já que o balanço do primeiro semestre da Casa do Construtor aponta um crescimento de 57,2%, ultrapassando a marca de R$ 219 milhões de faturamento, os olhos se voltam para o promissor mercado da região Norte do país. De acordo com estimativas da empresa, a região tem potencial para comportar 45 ou mais unidades, o que representa um investimento no mercado de, no mínimo, R$ 11,25 milhões dependendo do modelo de negócios. Inicialmente, a prioridade é atuar no estado do Amapá, com destaque para a capital, Macapá; e Rondônia, com foco principal na cidade de Ariquemes.

Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e o desejo de criar um ambiente o mais confortável possível fez muita gente partir pra reforma da residência, contribuindo para o aquecimento do mercado da construção civil, que – conforme dado de um estudo feito no segundo semestre de 2021 ano pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) – cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano passado. 

RÁPIDAS & BOAS 

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) realizará a 8ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE). O evento será em formato online e gratuito. A iniciativa é uma oportunidade de interação entre os membros do ecossistema de inovação. O CASE 2021 acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro, das 10h às 19h (horário de Brasília). As inscrições podem ser feitas pelo link (https://bit.ly/embaixadoram21).

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Nos dias 17 e 18 de novembro, das 9h às 18h, irá acontecer a 1ª edição do Amazon Stem Academy Summit 2021. O evento faz parte das atividades do Projeto Academia STEM criado em 2019 para o fortalecimento das engenharias na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O programa é fruto da parceria entre a Samsung e a UEA. As inscrições estão abertas (www.amsummit-stem.com.br). 

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O Instituto CESAR está com cotas de patrocínio abertas para as empresas que queiram participar do `CESAR Summer Job´, programa que tem como objetivo oferecer experiência prática aos alunos de graduação, além de identificar talentos e proporcionar um ambiente de experimentação para as empresas. As empresas interessadas podem obter outras informações pelo link (https://www.summerjob.cesar.org.br/). 

Foto/Destaque: Divulgação

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
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