Pesquisar
Close this search box.

Endividamento menor em 2011

https://www.jcam.com.br/ppart17072012.JPG

As dívidas das famílias manauaras somaram R$ 202,36 milhões em 2011, o que representa um recuo de 11,55% no endividamento em relação ao ano anterior, o 4º melhor índice do país. A dívida média por família foi de R$ 754, retração de 12,14%. As informações são da “Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras”, pesquisa divulgada ontem pela Fecomercio–SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Apesar do bom resultado, especialistas ouvidos pelo Jornal do Commercio reforçam a preocupação com o endividamento em Manaus
De acordo com o vice-presidente da Fecomercio-AM (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas), Aderson Frota, ao contrário do que aponta a pesquisa, o grau de endividamento tanto em Manaus quanto no resto do país nunca foi tão grande, causado, conforme citou, pelo crescimento da renda, pela facilidade de crédito e pelo ‘boom’ da classe C e D.
Para ele, o grande acesso ao crédito em 2010, responsável pelo crescimento do endividamento em 2011, foi mais intenso em regiões mais populosas, como o Sul e o Sudeste do país. “Aqui o acesso foi menor e consequentemente o endividamento também. Esse pode ser um dos motivos para o recuo em relação a outras capitais pesquisadas”, analisou.
“Não podemos dizer que o endividamento será maior em 2012 no confronto com este apresentado pela pesquisa, mas o cenário indica uma repercussão muito forte e que talvez não seja positiva”, ponderou.
Já o vice-presidente do Corecon-AM (Conselho Regional de Economia do Amazonas), Francisco de Assis Mourão Júnior, aposta no aumento do índice. “No ano passado a economia ainda estava aquecida. Não é o caso de 2012, quando temos a crise do setor industrial, uma expansão tímida do comércio e o crédito restrito por parte dos bancos”, resumiu.
O presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ismael Bicharra, concorda: “No ano passado houve aumento do crédito consignado por parte do governo estadual e esse fato por si só já representa crescimento do endividamento. Além disso, crise nas fábricas de motocicletas, vendas de automóveis dificultadas, aumento de empreendimentos na construção civil são outros fatores que acumulam dívidas entre as famílias. O numero atual deve ser bem maior mas não temos em mãos”, completou.
Outros dados da pesquisa
Ainda segundo o levantamento do órgão, a taxa de endividamento de Manaus sofreu redução na passagem de 2010, quando era de 61,13% para 60,25% em 2011.
A parcela mensal que o manauara compromete com dívidas também caiu de 27,37% em 2010 para 23,46% no ano passado.
As famílias com dívidas em atraso representavam 30,06% em 2011. já em 2010, o índice era de 31,85%.
Apenas o número de famílias endividadas cresceu conforme a pesquisa, passando de 266.591 mil famílias para 268.357 no ano passado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar