Pesquisar
Close this search box.

Empresas já planejam automatização

https://www.jcam.com.br/PGB7_3006_015.bmp

Metade das empresas brasileiras deve se automatizar em um ano, segundo pesquisa

No Brasil, 24% das empresas de diferentes segmentos já estão automatizando processos de produção, 3% estão no processo e 21% afirmam que pretendem fazê-lo nos próximos 12 meses, segundo estudo IBR (International Business Report) 2015 da Grant Thornton. Globalmente, mais da metade das companhias (55%) veem a automatização como um caminho sem volta, uma tendência inevitável.
O estudo ouviu mais de 2.571 líderes empresariais de diversos segmentos em 36 mercados globais a partir de fevereiro de 2015, e constatou que as empresas brasileiras que já entraram nesse processo têm como principal razão a maior flexibilidade para aumentar ou diminuir o volume de produção permitido pela automatização (69%), seguido da redução de custos em longo prazo (67%), uma maior eficiência na produção (61%) e possibilidade de reservar profissionais para tarefas de maior valor agregado (33%). Já globalmente, alcançar mais eficácia nos processos é a principal motivação (55%), à frente da queda nos custos (53%) e da flexibilidade sobre o volume da produção (43%), diz a pesquisa.
Em 61% das indústrias empresas do país que planejam automatizar processos no próximo ano fariam isto comprando tecnologia ou maquinaria apropriada, contra 11% que deverão alugar e 22% que farão uma combinação entre as duas. Em todo o mundo, a percentagem das companhias que pretendem investir em tecnologia própria é praticamente a mesma das que deverão alugar e comprar ao mesmo tempo: 41% e 42% respectivamente.
“Estamos na era da tecnologia e a automação faz parte disso. É sabido que, se bem planejada e conduzida, ela alia mais eficácia a menos custos, trazendo rentabilidade e otimização da capacidade instalada dos negócios, além de acelerar atividades como P&D (pesquisa e desenvolvimento). A aquisição de tecnologia tem sido o principal gargalo nesse processo, porque não pode usufruir do benefício fiscal para P&D (lei nº 11.196/05), pois abrange apenas a parte ideológica do processo, mas o estudo mostra como grandes companhias do Brasil e do mundo estão trabalhando para contornar esse desafio: combinando desenvolvimento e compra de maquinário”, diz Edson Neves de Souza, sócio responsável pela área de tributos diretos e especialista em inovação da Grant Thornton Brasil. Segundo a pesquisa, entre as empresas brasileiras que pretendem automatizar processos em até um ano, 33% deverão capacitar os funcionários para o manuseio das novas máquinas; e 19% deverão remanejar esse contingente de profissionais para outras áreas do negócio. Para 27% dos pesquisados não há interesse em substituir funcionários por tecnologia; e 24% esperam fazê-lo numa margem entre 5 e 10% da folha de pessoal. Apenas 5% relataram uma meta bastante agressiva, de trocar metade da mão de obra por maquinário automatizado.
Segundo a pesquisa da Grant Thornton, globalmente o setor que mais deverá automatizar ao longo dos próximos 12 meses é o de saúde. Nesse segmento, 36% das empresas já estão automatizando áreas; 15% estão no processo e 15% afirmam que pretendem fazê-lo no período de um ano. O setor que tem a maior intenção de compra de novas tecnologias é o da agricultura e pesca (73%), seguido do de saúde (58%). E a área que mais prevê capacitar profissionais para o manuseio das novas máquinas é a de transporte –16% das indústrias do setor afirmam que treinarão pessoal para isso.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar