Pesquisar
Close this search box.

Empreendimentos comerciais no Amazonas já utilizam o gás natural

https://www.jcam.com.br/1207_REDEDEGÁS.jpg

O consumo de gás natural em empreendimentos comerciais, já é realidade no estado do Amazonas. Quatro empresas deram início ao consumo de gás natural canalizado no Conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro Sul de Manaus. Desde o início de junho, Coliseu Pizzaria, Lavanderia Atlanta, ambos na Rua Pará, Restaurante Maná e Pizza Hut, estes dois localizados na Avenida Djalma Batista, atuam com o combustível, que chega à região oferecendo um novo conceito de fornecimento, com mais economia, segurança e praticidade. Vinte e seis pontos comerciais e residenciais já optaram pelo gás natural na região.

Em maio, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) iniciou os trabalhos de interligação dos clientes à rede de aproximadamente quatro quilômetros, instalada pela Cigás, no Vieiralves, tempos atrás. Distribuídos entre as Avenidas Maceió, a Rua João Valério, Avenida Djalma Batista e mais as Ruas Pará e Acre, os demais estabelecimentos iniciarão o consumo ao longo dos próximos meses. O primeiro empreendimento interligado à rede na região foi a Coliseu Pizzaria, onde o gás natural já apresenta um diferencial.

“O gás não deixa a panela preta, é mais limpo. Outra questão, essa mais técnica, tem a ver com segurança, porque o gás natural é mais leve e tende a subir (em caso de vazamento), e a gente não tem mais aquele estresse de ficar abastecendo, de parar um caminhão na frente (do estabelecimento), o que representava um risco maior”, observou o empresário Mauro Kariya, proprietário da Coliseu.

O que é o Gás Natural
O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações. Inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o Gás Natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano.

Benefícios
Em comércios e residências, o gás natural representa economia de aproximadamente 30%, além de ser mais prático, por conta do fornecimento contínuo e pagamento somente após consumo, e mais seguro, por não necessitar de estoque e descartar o movimento de caminhões para abastecimento.
Hotéis, condomínios, restaurantes, lavanderias, entre ouros empreendimentos já contratados terão suporte da companhia para a adaptação dos equipamentos como fogões, fornos, aquecedores, dentre outros. Somente no segmento residencial, serão mais de 700 apartamentos atendidos, com expectativa de aumento a partir de novos negócios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar