Pesquisar
Close this search box.

Em fase de validação, startup amazonense foca em canais digitais e desenvolve marketplace exclusivo para artistas regionais 

Com o advento da pandemia e, consequentemente, a aceleração da digitalização, vários setores passaram a utilizar canais digitais seja no modo `online´, seja no `offline´ para escoar produtos e mesmo divulgar serviços. São novos modos de criação que tendem a se consolidar num cenário cada vez mais tecnológico e inovador.  E, dentro desse universo, ganha espaço `as artes amazônicas´, por meio da startup amazonense Itere.

A nascente atua com consultoria em canais digitais e desenvolvimento de produtos digitais (SaaS) na cidade de Manaus (AM). A empresa de tecnologia tem como objetivo trazer soluções para melhorar a operação e o dia a dia de pequenas e médias empresas; dessa forma, a Itere oferece serviços de transformação digital de um jeito simples, com bastante transparência e imersão dos clientes para que eles também aprendam nesse processo. Entretanto, recentemente, a startup está priorizando serviços para artistas amazonenses.

Para as empresas, por meio parcerias com consultores associados com know-how, os serviços oferecidos pela Itere visam nortear demandas relativas a canais digitais. Já para o segmento artístico, os serviços serão oferecidos por intermédio de uma plataforma marketplace exclusiva baseada no conceito JAM Stack (ênfase em produtos que visam melhor performance, alta segurança, baixo custo de escalabilidade) para artistas, curadores e galeristas, com o intuito de resolver a questão da distância entre o artista e público-alvo, facilitando a compra de arte no varejo online. 

Conforme Diego André Pinto de Souza (foto), sócio proprietário e diretor de Operações da Itere, a startup foi criada em meados de abril de 2021 para ajudar empresas e pessoas que tinham a necessidade de migrar para o `online´, mas não sabiam por onde começar. “Quando iniciamos, focamos em dar consultoria para negócios que necessitavam de apoio substancial em canais digitais, então, focamos em resolver as principais dores dos nossos clientes orientados essencialmente pela cultura `data driven´ (orientada por dados), pois sem isso estaríamos no risco do achismo. Sempre queremos agregar valor com soluções práticas focando nos nossos três pilares: Pessoas, Negócios & Tecnologia. Além disso, queremos trazer alternativas escaláveis e possíveis que desenvolvam negócios abertos, descentralizados e distribuídos, usando todo o poder tecnológico para transformar a vida das pessoas. Agora, também estamos mirando no artista tradicional e queremos que ele esteja no digital, sem perder sua identidade e sendo inspirado a interagir em redes”, comenta.

Diego André Pinto de Souza é sócio proprietário e diretor de Operações da Itere

A Itere está em fase de validação e Diego pretende lançar o marketplace em novembro, mas quem for da área artística regional já pode efetuar o cadastro, enviando uma mensagem para o e-mail ([email protected]). 

(FOTO)

Inovação: `bateria de areia´ promete armazenar energia limpa na Finlândia 

Quem conhece a Finlândia sabe o quão frio e longo são os invernos na região! Se a gente considerar que a maior parte do gás da Finlândia é proveniente da Rússia, nesse período de guerra encontrar uma saída `verde´ para essa questão é fundamental. Daí, pesquisadores desenvolveram uma bateria feita de areia, que tem a missão de armazenar energia para épocas de frio. Os Estados Unidos já vinham estudando essa alternativa, porém, foram os finlandeses que implementaram a primeira bateria de areia na usina de Vatajankoski. De acordo com os estudiosos, o uso de areia de baixa qualidade, permite que o dispositivo seja carregado com calor gerado por eletricidade barata de energia solar ou eólica. A areia consegue armazenar calor em torno de 500ºC por meses e manter os ambientes aquecidos, sem prejudicar o meio ambiente. 

Grupo Afya inaugura faculdades de Medicina em Manacapuru e Itacoatiara

O Grupo Afya, reconhecido pela atuação na área da Medicina, vai inaugurar duas unidades no Amazonas. Desde 2019, a Afya Educacional foi contemplada por meio de editais disponibilizados pelo governo federal, no âmbito do Programa Mais Médicos. No estado, o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), que integra a Afya Educacional, sediará uma unidade em Itacoatiara e outra, em Manacapuru. A instituição educacional irá inaugurar as faculdades na quarta-feira (27). Mas, o primeiro vestibular está em andamento e a prova ocorre no domingo (10). Ao total, estão sendo oferecidas 100 vagas para o curso de Medicina. Também no dia 27, passa a funcionar `oficialmente´ a sede do Instituto de Pós-Graduação em Medicina (IPEMED), que está localizada na Av. André Araújo, nº 2.767, no Aleixo. O Instituto, por meio de alunos, já presta algumas consultas médicas gratuitas à comunidade.

RÁPIDAS & BOAS 

O Centro de Ensino Literatus realiza neste sábado (9), das 9h30 às 11h, palestra sobre “Educação Financeira: Cuidando bem do seu dinheiro”. O evento será realizado na unidade da instituição localizada na Av. Paraíba, nº 965, no bairro Adrianópolis, em frente ao Fórum de Justiça Henoch Reis. O evento é aberto ao público e acontece em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) e a Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV). Para mais informações: (92) 3627-2894, 99371-1104 (WhatsApp) ou através do e-mail ([email protected]).

*******************************

O Google está com inscrições abertas até a quarta-feira (13) para quem deseja uma das 500 mil bolsas de estudo para cursos de tecnologia. Os cursos serão realizados de modo on-line e terão duração de 200h/cada. Os candidatos podem se inscrever através do site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), parceiro do Google, no link (https://bityli.com/CjoDsF).

*******************************

Com a proposta de reunir artistas para uma residência e imersão em plena Floresta Amazônica, o LabVerde abriu o edital Labsonora para artistas de diversas vertentes que vivem na Região Amazônica. As inscrições seguem até domingo (17) e podem ser realizadas pelo site (https://www.labverde.com/). A chamada é direcionada para músicos, instrumentistas, DJs, VJs, artistas sonoros, de slam e artistas do visual, residentes dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal, que desenvolvam trabalhos autorais/composições próprias e que tenham, pelo menos, cinco anos de experiência. 

*******************************

Plataforma do Instituto IT Mídia, `Eu Capacito´, oferece mais de 130 capacitações gratuitas divididas entre soft skills, fluência digital, empreendedorismo e tecnologia para quem está desempregado ou quer melhorar sua performance profissional. As aulas são ministradas por grandes empresas. Entre elas, estão Google, FIAP, SoulCode, Microsoft, IBM e Salesforce. Para conhecer os cursos é só acessar o link (https://bityli.com/wqRnOl). 

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar