Pesquisar
Close this search box.

Duro ataque ao garimpo ilegal

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/11/balsas%20garimpo%20096.jpg

Mais de 50 balsas de garimpo ilegal que operavam nos rios Jutaí, Curuena e Mutum, no município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus), foram destruídas durante a Operação Korubo, realizada para reprimir a extração ilícita de minérios na região. Mais de 40 policiais federais, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e servidores da Fundação Nacional do Índio participaram da operação, iniciada na segunda-feira (9) e encerrada na sexta-feira (13). O nome Korubo faz referência a um dos povos isolados que habitam a região. A ação foi realizada a partir do diálogo iniciado em abril deste ano, entre as instituições com atribuição para atuar na resposta ao problema, depois que o MPF foi informado acerca da presença maciça de garimpeiros ilegais na região do rio Jutaí. A partir da instauração de procedimento de investigação pela Procuradoria da República no Município de Tabatinga, unidade do MPF responsável pela atuação do órgão na região, foi elaborado um plano de ação envolvendo o Exército Brasileiro, o Ibama, a Polícia Federal e a Funai. O MPF esteve no Comando Militar da Amazônia e na Superintendência da Polícia Federal, em Manaus, para contextualizar o problema aos representantes das instituições. 

SUSTENTABILIDADE

Com a presença de representantes de entidades de classe e de órgãos governamentais, agentes políticos, empresários, pesquisadores e profissionais da imprensa, a Superintendência da Zona Franca de Manaus e o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia lançaram a primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus, que vai ocorrer em novembro, com a ambição de reunir o mundo dos negócios e do meio ambiente em Manaus.

VALE DO RIO NEGRO

O deputado Felipe Souza (Patriota) apresentou ao governador Wilson Lima (PSC) o projeto do Polo Tecnológico de Manaus, batizado de ‘Vale do Rio Negro’, que pretende seguir exemplos como o de Santa Catarina, onde foram gerados 42 mil empregos, movimentando em torno de R$ 15 bilhões. Aqui, a ideia é chegar aos 50 mil empregos apenas na primeira fase.

ARIGATÔ

Em comemoração aos 90 anos de imigração japonesa na Amazônia Ocidental, o Consulado-Geral do Japão em Manaus, em parceria com a Fundação Japão, apresenta, na segunda-feira (16), às 20h, no Teatro Amazonas, espetáculo do grupo On Ensemble, com participação especial da cantora Sumie Kaneko. O evento, apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, tem entrada gratuita.

EXTRAJUDICIAL

A Secretaria de Estado da Saúde e a Defensoria Pública do Estado começam a operar a partir do dia 23 o Procedimento Extrajudicial de Saúde, sistema online que viabilizará a comunicação direta entre as instituições, garantindo que demandas de usuários do SUS levadas à DPE/AM sejam solucionadas sem a necessidade recorrer à Justiça.

EM CASA

Visando formar profissionais capacitados e inseridos na realidade de suas populações para atuar no processo de organização do trabalho pedagógico em comunidades relacionadas às áreas de conservação da Amazônia na região do Médio Juruá, a Universidade do Estado do Amazonas iniciou, no dia 28 de agosto, a primeira turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo em Bauana, no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus). A turma é composta por 55 alunos de comunidades tradicionais da região.

NO CAMPO

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias, estuda firmar um Termo de Cooperação Técnica com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas para que os alunos finalistas possam atuar em atividades desenvolvidas no setor rural, unindo a teoria à prática. Segundo a professora Jozane Lima Santiago, a possibilidade de aproximar a academia das instituições que trabalham na área da agricultura é de fundamental importância para a formação completa dos futuros profissionais.

OUVIDORIAS

O Amazonas será o próximo estado a sediar a Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias, prevista para o primeiro semestre de 2020. A eleição para a escolha do local ocorreu durante a 2ª Assembleia Geral, na quinta-feira (12) em Olinda, Pernambuco. O subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria do Amazonas, Rogério de Sá Nogueira, que foi eleito membro do Conselho Diretivo da Rede, em maio, representou a Controladoria-Geral do Estado e apresentou os resultados das ações de ouvidoria do Governo do Estado, o que credenciou a candidatura para sede da próxima reunião.

PESCA ESPORTIVA

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas realizará em Barcelos (a 399 km de Manaus), um dos principais destinos para a prática da Pesca Esportiva e Recreativa do mundo, entre os dias 14 e 19 de setembro, uma ação de sensibilização e educação ambiental voltada para a atividade. Será realizado também o serviço de regularização da pesca esportiva e um acordo de pesca.

FRASES

“A homenagem só é merecida se for direcionada à Defensoria e não ao Rafael”. Rafael Barbosa, defensor público geral do Estado, ao receber a medalha Ruy Araújo, maior comenda da Assembleia Legislativa

“Tenho certeza de que podem surgir aqui muits Marks Zukkembergs barés.” Felipe Souza (Patriota), deputado estadual, sobre o projeto do Polo Digital de Manaus, que ele apresentou ao governador Wilson Lima (PSC)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar