Pesquisar
Close this search box.

O mercado é dos jovens

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/12/hovens.jpg

Os jovens entre 18 e 24 anos são os que têm as melhores oportunidades no mercado de trabalho no Amazonas. Em sentido inverso, os trabalhadores da faixa etária entre 40 e 49 anos amargam poucas ofertas de vagas, segundo aponta estudo da Secretaria de Estado de Planejamento,  Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) na pesquisa sobre emprego formal no mês de julho, disponível na página www.seplancti.am.gov.br item Indicadores e Mapas. O melhor saldo (diferença entre admissões e demissões) em julho, um total de 1.245 vagas, foi verificado no grupo de pessoas entre 18 e 24 anos. Entre 25 e 29 anos, a oferta cai drasticamente para 475 postos de trabalho, diminuindo para 374 vagas para os trabalhadores que estão na faixa de 30 e 39 anos, de acordo com pesquisa do Departamento de Estatística, Análise, Geoprocessamento e Inovação da Seplancti, com base nos dados do Cadastro de Empregados e Desempregados. Para os que têm entre 40 e 49 anos, a situação fica mais complicada, quando se trata de recolocação no mercado. A oferta de trabalho para esse segmento foi de 57 vagas. Para o grupo entre 50 e 64 anos houve redução de 207 empregos.

NOVO SISTEMA

A Superintendência da Zona Franca de Manaus deu início, ontem, à implantação do novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional, direcionada aos servidores das Coordenações Gerais e Áreas de Livre Comércio da área de abrangência da autarquia. Também haverá treinamentos voltados aos usuários do serviço, nos dias 01 e 08 de outubro. O novo sistema para o controle do ingresso e internamento de mercadorias entrará em funcionamento no dia 21 de outubro.

ACORDÃO

Seis das sete chapas que disputaram a eleição interna do Partido dos Trabalhadores para escolha de seus dirigentes das zonais, da municipal, estadual e nacional anunciaram em coletiva de imprensa ontem que não haverá segundo turno nas eleições internas e que fecham acordo para a Direção Municipal e das Zonais 2, 3 e 4, em Manaus, bem como para lançar um único nome à Prefeitura da capital, nas eleições de 2020.

ROBÔS

Seguindo a tendência de diversos tribunais brasileiros, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas começou a utilizar robôs virtuais na gestão de tecnologia da informação. Atualmente, três robôs são utilizados pelo Departamento de Tecnologia da Informação para auxiliar nos procedimentos da Corte de Contas.

BOA NOTÍCIA

A capital amazonense registrou queda no número de vítimas fatais no trânsito. Em agosto deste ano, Manaus teve o menor número de mortes no trânsito para o mês dos últimos 10 anos. Com 12 mortes registradas em agosto de 2019, a redução é de 47,83%, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 23 mortes. Antes de agosto de 2019, os menores índices haviam sido registrados em 2009, 2011 e 2014, quando ocorreram 17 mortes em cada um desses anos. Em 2016, Manaus registrou o maior número de mortes, chegando a 50 óbitos ocasionados por acidentes de trânsito.

AULAS DE CIDADANIA

Uma imersão em bens culturais, na sensibilização, na memória, na história e no patrimônio de cada obra em restauro ou reforma. São assim as aulas que os operários das obras do programa de revitalização do centro histórico, o “Manaus Histórica”, frequentam semanalmente na Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, do Pavilhão Universal e da antiga Câmara Municipal. O tema é “Educação para o Patrimônio e Cidadania”. 

CAMPEÃ

Há quatro anos, a Prefeitura de Manaus realiza o Plano de Combate ao Desperdício nas 499 escolas gerenciadas pela da Secretaria Municipal de Educação, promovendo a consciência cidadã entre os alunos. Com a redução no gasto de água, a escola municipal Guilherme Barbosa Barker, no Santo Antônio, zona Oeste, foi a grande campeã de 2018 do Plano de Combate ao Desperdício. Além da premiação, os alunos tiveram um dia de recreação com salas de cinemas, brincadeiras, karaokê e uma pista de dança.

OUVIDORIAS

Começa hoje, às 9h, o 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, maior evento sobre a temática na região Norte. Organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, o congresso tem mais de mil inscritos e mais de 200 palestras na programação. O encontro ocorre no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Dom Pedro.

BILINGUE

A Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Japão assinaram um Termo de Cooperação Técnica Educacional ONTEM,  na Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na zona sul de Manaus. O documento reforça a parceria entre as duas instituições e visa dar continuidade às atividades pedagógicas desenvolvidas pela unidade de ensino, a primeira Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Português-Japonês do Brasil.

FRASES

“A Área econômica do Governo Federal desconhece a Amazônia”. Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual

“O partido precisa se unir para defender mais empregos para o Amazonas e organiza-se em torno das demandas da sociedade manauara." Valdemir Santana, dirigente do PT, num raro momento de união entre os integrantes da sigla

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar