A Ducati Monster 1200S, naked topo de linha da fabricante italiana no Brasil, ganha uma nova opção de cor para a linha 2020. A partir de julho, as concessionárias da marca passam a oferecer o modelo na cor preta, além do vermelho tradicional da fabricante de Borgo Panigale. O preço sugerido da Ducati Monster 1200S é de R$ 89.990, em ambas as configurações.
A Ducati Monster 1200S é equipada com um bicilíndrico Testastretta em “L” de 1.198 cc, que entrega 150 cv e 12,8 kgfm. Na parte de eletrônica, a naked conta com três modos de pilotagem, ABS atuante em curvas, controle de tração, antiwheelie (anti empinamento) e quickshifter bidirecional para o câmbio de seis velocidades. Os freios da naked esportiva são Brembo e o conjunto de suspensão, com garfo invertido na dianteira e monoamortecedor na traseira, é da Öhlins e permite ajuste.
O Ducati Traction Control (controle de tração), tem 8 níveis, desde praticamente sem intervenção eletrônica até o controle total, ideal para pista molhada. Além de tudo isso, os três modos de pilotagem Esportivo, Turismo e Urbano, que podem ser selecionados durante a pilotagem, fazem uma combinação dos sistemas ABS, DTC e DWC e ainda atuam na potência do motor. No modo Urban, a potência da Monster 1200S não passa dos 100 cv.
Quanto ao quickshifter, da Ducati Monster ele permite que se faça trocas de marchas ascendentes sem precisar acionar a embreagem ou mesmo soltar o acelerador, garantindo trocas mais rápidas e precisas. Por fim, vem com o painel de instrumentos com tela TFT colorida multifuncional, luzes de LED e DRL.
Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024
A Volkswagen está planejando lançar uma versão esportiva do compacto elétrico ID.3 por volta de 2024, segundo o site britânico Autocar. A montadora alemã ainda discute o caso, mas fontes internas dizem que a ordem está perto de ser assinada.
Já comentado pela marca, a proposta do ID.3 elétrico é tratada como uma possibilidade, mas sem confirmação oficial. Frank Welsch, chefe de desenvolvimento de produto da VW, disse: “Gosto da ideia, mas temos que decidir se o mercado está pronto para aceitar esse modelo”.
A proposta, segundo indicação do próprio Welsch seria apenas para um ID.3 R. O motivo parece bem lógico, uma vez que o ID.3 comum já tem desempenho de esportivo, indo de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.Então, lançar uma proposta de “GT” apenas com tração traseira não parece viável. Contudo, um ID.3 R teria o pacote do ID.4 X/Cross, por exemplo, com motor elétrico dianteiro de 102 cavalos e o traseiro padrão de 204 cavalos.
Aí, o ID.3 R teria não só a tração AWD (4Motion) da linha R, assim como também a potência dessa linha de esportivos da Volkswagen. Porém, Welsch indica que isso não irá acontecer. Ele chegou a dizer que a tração nas quatro rodas não aconteceria na primeira geração do monovolume.
Citroën prepara novos modelos de baixo no Brasil
Depois da fábrica argentina de El Palomar, agora é a vez de a PSA Peugeot Citroën dar um novo passo rumo à fabricação de carros sobre a base modular CMP também no Brasil. Recentemente, a empresa anunciou que produziu a primeira unidade da nova plataforma na fábrica de Porto Real (RJ), em mais um estágio do processo de modernização da unidade industrial, iniciado no ano passado, com um investimento de R$ 220 milhões.
Revelada na Europa em 2018, a plataforma CMP foi desenvolvida para uso em modelos médios e compactos, prevendo inclusive o uso de motorização elétrica. Além do novo Peugeot 208, a base é empregada atualmente também na nova geração do SUV Peugeot 2008, nos Opel/Vauxhall Corsa e Mokka e no DS3 Crossback, SUV compacto de luxo produzido pela submarca de luxo da Citroën .
A questão que fica é qual será o modelo escolhido pela empresa francesa para estrear a produção da plataforma modular CMP por aqui. Sobre o assunto, Patrice Lucas, presidente Brasil e América Latina e membro do Comitê Executivo do Groupe PSA , dá algumas dicas no comunicado sobre a produção da primeira base CMP em Porto Real. “Os produtos fabricados em Porto Real e em Palomar tendo como base a CMP serão complementares e distintos, sendo que cada unidade continuará tendo sua importância na produção para os mercados locais e para exportação”.
Com base nessas informações, já podemos descartar a produção local dos novos Peugeot 208 e 2008, já que ambos passarão a ser importados da Argentina. O rumor mais forte é que os primeiros CMP brasileiros devem ser os substitutos dos veteranos Citroën C3 e Aircross. Na Europa, ambos os modelos estão uma geração
na frente, mas ainda são baseados na antiga plataforma PF1 e devem ganhar a CMP apenas a partir de 2023.