Pesquisar
Close this search box.

Doação de doumentos históricos ao Judiciário

O TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) está pedindo a colaboração da sociedade para resgatar a memória do Poder Judiciário. Em Edital de Convocação publicado no dia 19 de julho, o presidente do TJAM, desembargador João Simões convida a todos os cidadãos que possuírem sob sua guarda documentos históricos relacionados ao Poder Judiciário deste Estado, “que engajados nesse propósito, façam doações dos mesmos ao Tribunal de Justiça”, diz o documento.
A organização e o resgate dos documentos históricos do Judiciário amazonense estão sendo feitos pela CPAD (Comissão Permanente de Avaliação de Documentos), criada exclusivamente para organizar o acervo. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) também lançou o comitê do Proname (Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário), que tem como principal objetivo implantar uma política nacional de gestão documental e de preservação da memória do Poder Judiciário.

O TJ-AM já publicou edital de convocação

A ideia de solicitar a colaboração da sociedade surgiu na sessão do Tribunal Pleno do dia 08 de julho, quando o presidente da CPAD, juiz César Bandieira fez uma exposição do trabalho, alertando para o risco de danos à documentação e saiu aplaudido da sessão.
A maior prova da competência profissional da Comissão de Documentos é o fato de seu secretário, o servidor Manoel Pedro de Souza Neto ter sido indicado pelo Conselho Nacional de Justiça para integrar o Comitê do Proname (Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário). Em todo o País, o servidor do TJAM é um dos cinco indicados para compor o comitê, assumindo a Relatoria Nacional da Tabela de temporalidade Única do CNJ.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar