Pesquisar
Close this search box.

Dificuldades do sucesso

A história nos tem mostrado que quando não focamos a busca de uma melhor educação para o aprendizado contínuo e duradouro, obtemos muitos fracassos e teremos que “apagar muitos incêndios” todos os dias em nossas vidas profissionais e pessoais. A educação no país é uma preocupação constante, porém pouco de concreto se faz.
Falta a base na educação para podermos criar pessoas e profissionais com ética, que acreditem que são capazes de participar e criar situações com planejamentos estratégicos, a fim de fazer acontecer de modo que possamos manter aquilo de melhor e jamais se esquecer de supervisionar para melhor controlar e buscar o real sucesso.
A busca incessante de uma melhor educação para todos e novas gerações precisa ser uma constante para assim valorizar a teoria que, juntamente com a prática, cria o equilíbrio necessário para um desenvolvimento estruturado e real, colocando a ética antes de qualquer início. Caso contrário, continuaremos nos enganando no que diz respeito ao aprendizado contínuo.
Temos professores que fingem ensinar, temos alunos que fingem aprender, temos governos que fingem trabalhar, temos políticos que fingem se preocupar e até mesmo dizem que nos olham como filhos, temos empresas que fingem ter responsabilidade social, enfim, vivemos momentos de elevado grau de hipocrisia. Mas a essência do ser humano sempre deve ser olhada co­mo bondosa e pura, por isso, sempre conseguimos uma solução para melhorar aquilo que não está bom.
Precisamos acreditar mais no sucesso para podermos nos estressar menos. Não é tão fácil na prática, porém precisamos aprender –caso já não façamos. Participar ativamente do processo ao invés de simplesmente reclamar pode ser um bom início. Criar é parte fundamental para grandes mudanças, todavia mudar comportamentos é fundamental. Precisamos acreditar, participar e criar ao ponto de conseguir realmente grandes mudanças. A inovação precisa fazer parte de nosso cotidiano. Como seria se mudássemos todos os políticos de nosso país? Como seria se mudássemos nossos comportamentos e ações negativas?
Agir sem planejamento gera transtornos e descontentamentos, portanto, planejar é preciso. Não estamos falando aqui de negociatas inescrupulosas como vemos hoje, mas sim administração com foco em resultados positivos, beneficiando a maioria. Supervisionar aquilo que é e será feito é uma necessidade contínua que deve ser mantida para um controle satisfatório com análises dos desempenhos em geral.
Se a educação for levada a sério como deve ser, com certeza criaremos garantidas situações de sucesso, pois a ética prevalecerá em todos os momentos, a credibilidade voltará a fazer parte de nosso dia-a-dia, aprenderemos a participar de modo ativo e produtivo, criando e inovando em tudo aquilo realizado por cada um.
O planejamento sempre continuará a ser base para todo o processo necessário de resgate da credibilidade. Desta forma, poderemos agir de modo convincente e buscarmos equilíbrio suficiente para atingirmos nossos objetivos vivendo em sociedade de modo justo e fraterno. Com o sucesso necessitamos supervisionar os momentos para poder manter tal situação e sempre alcançar mais e mais sucesso com o devido controle.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar