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Business por minuto

O mundo corporativo não é mais o mesmo depois do tão cantado e decantado BPM (Business Process Management). O conceito, que na tradução para o português significa Gestão por Processos de Negócio, tem sido usado para designar serviços, produtos, abordagens, consultorias, projetos, enfim, todo o tipo de negociação por meio de processos.
Como de hábito, por trás de cada abreviatura muitas vezes achamos um verdadeiro guarda-chuva de coisas que estão embutidas e subentendidas. O cenário não é diferente com o BPM. Qualquer coisa ligada ao processo, de alguma forma, tornou-se Business Process Management diante dos olhos dos fornecedores e dos clientes.
Quase tudo pode se transformar em BPM. Basta ver a enxurrada de frases e posicionamentos para ter a clara percepção que o mercado ainda está um pouco às escuras com o tema, suas implicações e suas práticas. Frases como “automação com BPM”, “integrar sistemas com BPM”, “BPM para modelar e executar processos”, ou simplesmente “fazer BPM”, estão estampadas por aí. Nada de estranho se cada uma delas não fosse com um propósito diferente do que realmente se propõe a Gestão por Processos de Negócios.
Naturalmente, isso se acerta com o tempo e, em breve, a maioria dos executivos estará suficientemente madura para fazer as distinções, não tenho dúvidas. No entanto, até o presente momento precisamos usar conceitos e nortear o mercado com aquilo que se acredita ser uma boa prática e uma boa visão. Pois em um mundo com tantas e diferentes vertentes, eu sempre encontro clientes e alunos com dúvidas a respeito do tema BPM. Ao invés de gerar foco, gera dúvida. Troca-se a produtividade e execução por uma grande confusão de ações dentro das empresas. Gera-se partidarismo de iniciativas e acepção de ações, resultando numa divergência que pode prejudicar a performance dos processos, que é o ponto central da questão.
Se para alguns BPM é um vasto e complexo emaranhado, para outros é simples e direto. Apenas Six-Sigma é BPM porque lida com os processos produtivos e suas estatísticas tão necessárias? Ou apenas ISO é BPM porque é a certificação dos processos e garante a qualidade do meu produto/serviço? Ou ainda, apenas automação com forte uso de TI é BPM porque processo na realidade está dentro dos nossos sistemas de informação? Cada qual se proclama o defensor e praticante do BPM, ou ainda, cada qual busca transmitir a melhor visão possível que o mercado quer comprar.
Mas o que diz o conceito de “BPM”? Melhor ainda, quem cunhou? Quem diz onde podemos achar este conceito e nos balizar para um posicionamento correto? Das muitas leituras sobre o tema, inclusive em comunidades na internet, gosto da definição defendida pelo Gartner.
A definição principal de BPM que segue tem implicações que ajudam a colocar os principais temas da BPM em perspectiva:
– BPM é uma prática de gestão que fornece ao ambiente de processos do negócio governança objetivando a melhora na agilidade e na performance operacional.
– BPM é uma aproximação estruturada que aplica métodos, políticas, métricas, gestão, práticas e ferramentas de software para gerenciar continuamente a otimização, as atividades e os processos da organização.
Mesmo que esta definição não seja extremamente objetiva e restritiva ela nos dá um parâmetro e uma diretriz de conduta e prática. BPM é um guarda-chuva, que congrega as demais iniciativas de processos da organização e, assim, não pode ser visto apenas como iniciativas isoladas ou independentes. A grande beleza de uma abordagem BPM está no caráter corporativo, sendo mais orientado a uma arquitetura do que meramente a ataques a processos fragilizados ou a iniciativas que se encerram em si mesmas. Portanto, ao falarmos de Business Process Management, estamos falando de iniciativas que envolvam pessoas, tecnologias e estruturas organizacionais, metodologias, entre outras, todas convergentes para o desdobramento em ações, a partir da estratégia que foi definida pela organização buscando melhores perform

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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