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Dia dos Pais tem índice abaixo da média nacional

Apesar do crescimento abaixo da média nacional (8,8%, segundo dados da Serasa Experian), as vendas na semana do Dia dos Pais (8 a 14 de agosto) na capital amazonense cresceram 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da CDL – Manaus (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus), superando, ainda que de forma tímida, a expectativa inicial de 4% a 5%.
Conforme informou o presidente da entidade, Ralph Assayag, cerca de R$ 66 milhões foram injetados no comércio em virtude da data, sendo as peças de vestuário, os calçados e os aparelhos eletrônicos – especialmente celulares e Ipads – os itens que tiveram maior saída no período.
Outro ponto destacado por ele foi o setor de serviços de café da manhã, bares e restaurantes que apresentaram intensa movimentação, principalmente no sábado, véspera da data comemorativa.
Quanto à forma de pagamento, Assayag informou que 50% das compras foram feitas no cartão de crédito, 30% nos crediários próprios das lojas, 15% no cheque pré-datado e 15% no dinheiro. “Apesar de as pesquisas de intenção sempre apontarem um maior desejo do consumidor em comprar com dinheiro, as oportunidades oferecidas assim que o cliente entra na loja mudam a opção dele para o cartão de crédito”, explicou.
Para o vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio do Amazonas, José Ribamar do Nascimento, a classe empresarial esperava um resultado melhor, “mas depois de meses com movimento abaixo do esperado, os lojistas já puderam respirar um pouco mais aliviados”, avaliou.

Menor valor agregado

Embora o fluxo de pessoas tenha sido grande, tanto no Centro quanto nos shoppings, de acordo com o presidente da ACA (Associação do Comércio do Amazonas), Gaitano Antonaccio, o valor dos produtos adquiridos pela maioria dos consumidores foi menor. Isso se deve, segundo ele, ao abalo do crédito ocasionado pelas medidas do Governo de combate à inflação. “A pessoa que entrou na loja para comprar um presente de R$ 150,00 acabou levando um de R$ 100,00 ao saber da redução no número de parcelas”, argumentou.
Na análise de Antonaccio, o crescimento foi relativo. “Se contarmos com o fluxo de pessoas e o maior número de lojas em relação ao ano passado, o crescimento deveria ser de pelo menos 15%, portanto, não ouve um crescimento, mas sim um empate”, enfatizou.

Bom desempenho

Nos shoppings da cidade, os resultados foram satisfatórios. No Millenium, por exemplo, as vendas cresceram 29,48% na semana do Dia dos Pais (8 a 14 de agosto) e 16,83% no acumulado (1 a 14 de agosto), na comparação com as duas primeiras semanas de agosto do ano anterior.
Já a gerente de marketing do Manaus Plaza Shopping, Patrícia Teixeira, informou que no último fim de semana, cerca de 60 mil pessoas circularam pelas lojas, representando um aumento de 30% no fluxo. “Nossa expectativa que era de crescimento de 8% foi superada. Alcançamos um resultado de 12% em relação ao Dia dos Pais do ano passado”, comemorou.
Até o fechamento desta edição, o Amazonas Shopping ainda não havia informado os dados do balanço.
Segundo as entidades entrevistas pelo Jornal do Commercio, outro fator que não permitiu um incremento maior para a data, foi o alto índice de inadimplência dos consumidores no Amazonas.
Enquanto que no Brasil, a alta de 2,9% em julho, representou o segundo menor crescimento do ano, no Amazonas, o índice subiu pela terceira vez consecutiva, fechando julho com aumento de 0,1% em relação ao mês anterior e de 3,6% na comparação com 2010.
Atualmente, 5.165 pessoas compõem a lista do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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