Pesquisar
Close this search box.

Desafio mundial da Natureza Urbana em Manaus

O Desafio da Natureza Urbana 2021, acontece de 30 de abril a 3 de maio.  É um desafio anual realizado entre cidades do mundo todo, no qual ocorre um verdadeiro safari de observações da natureza, levantando todos tipos de organismos “livres”, de preferência nativos que ocorrem na cidade, em jardins, praças e parques urbanos e limítrofes à zona urbana. São fotografados plantas, animais, fungos e briozoários, tanto em terra como na água. Também podendo ser gravados seus sons.

Manaus que participa pela quarto ano consecutivo, possui uma população sensível às questões ambientais e à importância de sua rica Biodiversidade. Portanto, eis a oportunidade para moradores de Manaus ou dos municípios da região metropolitana participarem dessa grande descoberta clicando a câmera nas mais diversas espécies de animais, plantas e fungos existentes nos parques urbanos, áreas verdes e jardins, considerando que o conhecimento da biodiversidade é o primeiro passo para reconhecer sua importância e conservá-la.

O evento é coordenado em Manaus por Franciele de Souza (UFAM) e Renata Xavier (INPA/SEDUC) e está disponível para qualquer participante que estiver em Manaus ou em um dos municípios da região metropolitana da capital: Itacoatiara, Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Silves, Manaquiri, Novo Airão e Rio Preto da Eva.

Participe fazendo o cadastro no site do evento em Manaus:

https://www.inaturalist.org/projects/desafio-da-natureza-urbana-2021-manaus-e-regiao-metropolitana-am-brasil

Mtur libera recursos para investimento em Hotelaria no AM

Por meio do Ministério do Turismo (MTur), a Amazonastur está com inscrições abertas para captação de projetos do setor de turismo que contemplem linhas de investimento como reforma, aquisição de materiais, adequação e construção, para serem previamente cadastrados no Portal Investimentos do Governo Federal. O cadastro é voltado para ações da iniciativa privada de todo o Amazonas e não há um valor estimado para o investimento nos projetos.

O Portal Investimentos do Governo Federal integra a estratégia de transformação digital do por meio do MTur, e funciona como portfólio digital de projetos no setor de turismo e um marketplace (local de venda), o qual busca aproximar investidores, empreendedores e o poder público. A inscrição será realizada até o dia 5 de maio, no link: http://bit.ly/CaptaçãoDeProjetosAMTUR

GORJETA – O governador do Amazonas, Wilson Lima, após um ano de pandemia, decidiu liberar no dia 27/04, o Auxílio Estadual de apoio à Cultura, Turismo e economia criativa. Esses setores foram fortemente impactados pelo Sars Cov 19. Para surpresa dos 378 Guias de Turismo, e 184 profissionais de transporte turístico – canoeiros, barqueiros, piloteiros e outros, a quantia liberada é de 600 reais e será dividida em três parcelas iguais durante 3 meses.

Questiona-se entre os profissionais envolvidos que uma esmola seria mais robusta que esse ajuda. O referido Auxílio Estadual, jamais conseguirá atender qualquer um desses profissionais do turismo e da cultura do nosso estado que foram inseridos nesta listagem. 

Refaça seus cálculos, senhor governador. Avalie suas intenções, senhor governador. Questione com os seus secretários das áreas em questão para opinarem se realmente esses profissionais têm condições de sobreviverem com essa quantia tão inexpressiva, pois é notório que essa classe de trabalhadores é considerada o “cartão de visita” para os turistas do mundo inteiro que visitam no Amazonas.

Foto/Destaque: Divulgação

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar