Pesquisar
Close this search box.

Deputados rebatem crítica de Praciano

As declarações feitas pelo deputado federal, Francisco Praciano (PT) de que, no Amazonas, existe um “mensalão institucionalizado’, com envio de dinheiro para entidades ligadas a deputados, caíram como uma bomba na ALE (Assembléia Legislativa do Estado). Deputados reuniram-se para protestar sobre a atitude do parlamentar, a qual, consideram ‘lamentável’, segundo o deputado Marco Antônio Chico Preto (PP) que declarou: “O que acontece, em Brasília, está em outro paralelo”.
Para Chico Preto, a afirmação do deputado Praciano tem a intenção de “pegar carona” no lamentável episódio do governador de Brasília, José Roberto Arruda, para fazer denúncias contra o governo estadual, a Assembleia Legislativa, o TCE (Tribunal de Contas do Estado), o MPE (Ministério Público Estadual), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ONGs e a igrejas.
Chico Preto defendeu as instituições amazonenses que prestam serviço à sociedade e disse que esta atitude de Praciano está longe de ser exemplar. “Ele foi pouco prudente e pouco sensato”, comentouressaltando que também repudia o fato ocorrido no Distrito Federal e registrado pela imprensa, mas que é preciso ter cautela com o assunto. “Entendo que o deputado está querendo externar seu sentimento de repulsa pelo que está ocorrendo em Brasília. Acho que o episódio no governo do DF, fragiliza o Legislativo e a relação do político com o Poder Executivo, mas precisamos ter cautela. Acho que é uma forma leviana dizer que no Amazonas tem a ‘institucionalização do mensalão’, com instituições constituídas para prestar serviço”, disse ele.
Francisco Praciano declarou que existem entidades ligadas a políticos e que recebem recursos públicos do Estado. Ele criticou a inércia da OAB-AM diante de tantos casos de corrupção e cobrou para que a Ordem, que acaba de ganhar nova diretoria, exerça seu papel de autoridade e ajude a população a repudiar crimes de corrupção no Estado.
Praciano ainda acusou a Assembléia de não fiscalizar o Ministério Público e de compactuar com o crescimento da corrupção no Amazonas.

Sabá Reis defende colegas e diz que Praciano não estava sóbrio

O presidente da Casa, deputado Belarmino Lins (PMDB), fez questão de repudiar a denúncia classificada por ele como “leviana e irresponsável”.
“A Assembleia tem pautado suas ações dentro dos parâmetros constitucionais. Portanto, quero repudiar e protestar contra notícias que tentam macular a imagem da Assembleia e dos deputados. Aqui não houve, não há e nem deverá existir mensalão e nem mensalinho”, assegurou o presidente.
Deputados da base aliada também fizeram protestos veementes da tribuna. Sabá Reis (PR) disse que “Praciano cometeu desatino e que não estava sóbrio ao fazer a denúncia, porque quando está sóbrio age dentro da normalidade. “Lamento profundamente”, disse ele, assegurando que Praciano tem muito ‘gogó’ e que esse discurso é idêntico ao que faz na cachaçaria do Dedé.
Carlos Alberto (PMN) também desclassificou a denúncia. “Não dá nomes, não apresenta provas nas suas acusações. Estou surpreso e sem entender. É lamentável essas denúncias”, disse.
Para o deputado Nelson Azedo (PMDB), o deputado federal ataca instituições sérias como MPE, OAB, Apae, igreja católica e coloca tudo numa vala comum. “O deputado federal foi infeliz ao atacar instituições que são sérias”, assegurou.

Base aliada ameaçada

O líder do PT e do governo, Sinésio Campos, colega do deputado federal Praciano, também criticou o parlamentar afirmando que ele não teve prudência como teve o presidente Lula nas suas colocações quanto ao episódio de corrupção, em Brasília. O que o deputado federal petista fez, na avaliação de Sinésio, provocou um ‘trincamento nas relações institucionalizadas na base aliada do governo’. “Não temos o direito de fiscalizar e não achincalhar os poderes”, afirmou, demonstrando ainda mais a tendência de ‘racha’ dentro do partido do Presidente Lula.
A única voz destoante nos discursos sobre as denúncias de Praciano, foram as do deputado Luiz Castro (PPS), que compôs uma chapa junto com o deputado federal para concorrer às eleições de 2008 em Manaus. Castro apenas discordou da expressão ‘mensalão institucionalizado’, porque dessa forma, o deputado generalizava a denúncia e afirmou não ter percebido nenhuma crítica à nenhuma igreja.
“Ele coloca que elas precisam ser objetivas e se fazer mais presentes”, garantiu ele, assegurando que Praciano denunciava entidades relacionadas especificamente a deputados.
“Nesse ponto ele é bem contundente. E interessante, ele critica veemente a OAB, e em relação ao Ministério Público e Tribunal de Justiça é lento, como a Justiça é lenta em todo o Brasil”, explicou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar