Pesquisar
Close this search box.

Deputado protocola 2 projetos voltados para o desenvolvimento do interior

Tramita na CCJ – ALE (Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Amazonas) dois projetos apresentados pelo deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) voltados para o desenvolvimento da educação em todo o Estado e implantação de núcleos habitacionais rurais com o objetivo de melhorar a vida do homem do campo.
Conforme o parlamentar, o mais recente projeto de lei visa instituir o PEE (Programa Educação Empreendedora) nas escolas públicas estaduais do Amazonas no período das férias dos estudantes, dividido em dois turnos, de acordo com o calendário do ano letivo. Se aprovado, o programa será implementado pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação) e contará com apoio de instituições como Sebrae/AM (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio) para inserir nas escolas ações pedagógicas de desenvolvimento do espírito empreendedor e com isso contribuir no crescimento socioeconômico do Estado, por meio da inclusão social dos jovens nas localidades dos seus domicílios. O projeto prevê, ainda, o incentivo à autonomia financeira para o surgimento de negócios inovadores.
Segundo Fraxe, o PEE irá aguçar nos alunos a capacidade de executar práticas econômicas e empreendedoras por meio de aulas práticas e teóricas onde serão incluídas a apresentação do cenário socioeconômico atual, a importância da escolaridade no mercado de trabalho, aulas de campo e pesquisa, além da Feira do Jovem Empreendedor, ao final das atividades, com a realização de workshops para apresentação dos projetos.
A criação do Programa Estadual de Desenvolvimento de Agrovilas no Estado do Amazonas que também é um dos projetos de autoria do deputado Abdala Fraxe prevê a implantação de núcleos habitacionais rurais com infraestrutura que permita a interação do homem, trabalho e meio ambiente dentro do seu desenvolvimento econômico, social e cultural.
Fraxe destacou que a implantação do programa deverá ser precedida de estudo das normas municipais e estaduais, visando a adequação ao Plano Diretor. De acordo com o parlamentar, o programa irá minimizar as principais causas do êxodo rural, identificar as localidades onde há maior incidência de redução da atividade econômica rural e maiores níveis de empobrecimento do homem do campo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar