Pesquisar
Close this search box.

Deputado denuncia pedofilia e tráfico de menores no Alto Solimões

Escândalos de pedofilia e tráfico de menores, envolvendo indígenas nas regiões do Alto Solimões e Vale do Javari, foram denunciados ontem, 21, à imprensa pelo deputado estadual Wilson Lisboa (PCdoB), que, em virtude da gravidade da situação, decidiu acionar a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores, além da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Comando da Polícia Militar, juntamente com a Força Nacional sediada em Tabatinga.
Em coletiva concedida na Assembleia Legislativa, o deputado se disse “horrorizado” com as denúncias sobre crimes de pedofilia e tráfico de menores encaminhados à Comissão de Direitos Humanos, Assuntos Indígenas e Cidadania da Assembleia Legislativa durante a recente reunião itinerante da Aleam na cidade de Tabatinga, Alto Solimões. Segundo Lisboa, que preside a Comissão, as denúncias atingem uma população de 47 mil indígenas, que sofrem com uma grande epidemia de Hepatite B, e precisam ser investigadas conjuntamente pelos governos do Brasil e do Peru. “As denúncias são muito fortes, ocorrem nas nossas fronteiras e envolvem dois importantes países da América do Sul”, disse o parlamentar, informando ter acionado também o TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) para as providências cabíveis.
Wilson Lisboa informa que o problema é do pleno conhecimento da Comarca de Tabatinga, mas reconhece que o órgão jamais poderá realizar as investigações sem a ajuda do governo federal e do governo do Estado por meio de seus órgãos competentes. De acordo com ele, o esquema de agenciamento de menores usa empresas de fachada como hotéis de selva e envolve a participação de americanos entre o Brasil e o Peru. “É assim que funciona na rede criminosa, e, além dos crimes propriamente ditos, as menores não são mais vistas por suas famílias, elas simplesmente somem”, aponta Lisboa. O deputado conta que a juíza de Tabatinga, Kethelen dos Santos Gomes, informou-lhe que há poucos dias, em uma abordagem realizada com a ajuda da Força Nacional em hotéis e motéis de Tabatinga, flagranteou uma menor de 13 anos de idade completamente drogada. “A juíza pouco pode fazer porque a menor era colombiana”, detalhou, ressaltando que “o problema é dos mais sérios, os hotéis e os motéis funcionam no lado brasileiro e os traficantes do sexo usam embarcações sofisticadas, voadeiras super rápidas entre os dois países”.

Epidemia de Hepatite B

Segundo o deputado Wilson Lisboa, a situação da saúde indígena na Vale do Javari é a pior possível, inclusive por conta de uma epidemia de Hepatite B que atinge 90% da população indígena do Vale do Javari. “Primeiro foi a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que não deu conta do recado, e depois contrataram uma Ong que também não resolveu nada”, denuncia, expressando que o quadro é agravado porque os profissionais de saúde passam até seis meses sem receber seus salários.
“O pior de tudo é que ninguém sabe se a Prefeitura de Tabatinga é responsável, se o Estado é responsável, se a União é responsável”, observa o deputado, para quem a solução do problema seria uma ação de parceria entre a União, o Estado e o município. “Pelas estatísticas, a hepatite está matando duas por pessoas por família e parece que não está acontecendo nada neste país, isso é humor negro, uma brincadeira de muito mau gosto para com os indígenas do Vale do Javari”, protesta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar