Pesquisar
Close this search box.

Demanda por voos aos EUA deve aquecer o mercado de viagens

A partir de novembro, a entrada de turistas brasileiros nos Estados Unidos está liberada, desde que possuam o ciclo vacinal completo contra a Covid-19. O anúncio do país coincide com a reabertura de fronteiras em diversos países. A notícia aquece o mercado de agência de viagens e confirma a retomada do setor, já que o destino internacional está entre um dos mais procurados pelos brasileiros.

De acordo com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que reúne as mais diversas empresas de operação, a reação de procura por viagens ao país foi imediata.

“A demanda para os EUA sempre existiu, mas estava ocorrendo de forma cautelosa, pois as pessoas não sabiam quando, de fato, poderiam viajar. Com tarifas aéreas atraentes e condições de compra flexíveis, as vendas estavam ocorrendo”, afirma Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

De acordo com o dirigente, nos últimos dias, diversos operadores e agentes já sentiram o aumento da procura de viagens para o país. Isso também ocorreu com outros destinos que flexibilizaram a entrada de brasileiros, mas quando falamos de EUA, que sempre esteve no topo da procura, o impacto é maior. esse cenário muda a todo momento, mas acreditamos que ele contribua muito para um panorama positivo de vendas para o fim do ano.

A expectativa para retomada das viagens internacionais é bastante esperada pelo mercado de viagens. A diretora de emissivo da Abav-AM (Associação Brasileira da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas), Cláudia Mendonça, falou ao Jornal do Commercio que a abertura das fronteiras seria um sinal de volta para o setor.  “A gente espera um  crescimento de 50% na procura por passagens aéreas neste semestre em  relação ao mesmo período do ano passado”.

Em agosto, a tendência de retomada nos negócios a partir da reabertura das fronteiras já era  observada. Claudia reforça que a vacinação  contra a Covid-19 é saída o que tem trazido resposta para o segmento que deve registrar índices positivos nas vendas de passagens até dezembro deste ano associado a reabertura das fronteiras ampliando o retorno dos voos internacionais.

Mas ela lembra que a provável suspensão das  restrições de brasileiros aos EUA ainda precisa ser oficializada. “Vamos ter cautela em informar o momento exato. Mas certamente o Brasil inteiro, em especial o Amazonas, todos os consumidores estão com esse desejo de viajar. Evidente que agora já está começando a demanda dentro dessa possibilidade de opções de voos que nós vamos ter. E de Manaus mais diretamente a partir de 3 de dezembro com a chegada da Copa Airlines”. 

De acordo com a empresária e diretora de emissivo da Abav-AM, os destinos mais demandados aos EUA  pelos amazonenses são Miami, Orlando e Nova Iorque. 

Aumento na procura

A travelWorld a mais nova plataforma online de viagens, pertencente ao Grupo myWorld Internacional, destaca que atualmente, já são mais de 100 países que permitem a entrada dos brasileiros e a travelWorld já registrou um aumento importante na procura por hotéis e pacotes turísticos, principalmente para destinos na Europa, desde julho. Mas, mesmo com um ótimo cenário para as viagens, o turista precisará se adaptar às novas regras.

As exigências variam em cada país e estão começando a ser mais flexíveis em muitos países mas, no geral, a maioria exige a apresentação do comprovante de vacinação e/ou teste de COVID-19 negativo. Em alguns países ainda é necessário fazer quarentena ou um isolamento no próprio hotel, após a chegada. O uso de máscara continua obrigatório em aeroportos e nos aviões, mas depois da chegada, varia de acordo com o destino escolhido, podendo ser obrigatório somente em ambientes fechados ou constantemente obrigatórios durante todo o período da viagem.

“Esse é um grande momento para o turismo, uma retomada muito positiva. A reabertura das fronteiras, sem dúvidas, vai refletir no crescimento da economia, voltando a movimentar todo o setor. As buscas na nossa plataforma já aumentaram consideravelmente nos últimos meses e isso também vem a confirmar o desejo dos consumidores de voltar a viajar o quanto antes, uma vontade que ficou reprimida por um longo tempo e que agora deve agitar o setor de hotelaria e turismo de todo o mundo. Apesar da empolgação, todos os profissionais do setor precisam estar atentos para conseguir atender a alta demanda de forma segura”, comenta Davi Damazio, Diretor Geral da myWorld no Brasil – operadora travelWorld.

Exigências

Estados Unidos: A entrada prevista para o início de novembro será liberada  mediante a apresentação do comprovante de vacinação, junto de um teste negativo realizado três dias antes da viagem. As vacinas aceitas nesse novo sistema ainda não foram totalmente definidas, porém, deve se levar em conta que os EUA já autoriza o uso das marcas Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson (Janssen).

Outros países que já estão com fronteiras abertas para o turismo são Portugal, Alemanha, Espanha, França, Suíça, México, Egito, Maldivas, lembrando que cada um possui as suas devidas exigências e protocolos.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar