Pesquisar
Close this search box.

Decoração inicia e termina ano com muita demanda

https://www.jcam.com.br/2811_A6.png

Enquanto diversos segmentos e atividades econômicas perderam espaço frente ao período de instabilidade financeira nacional, o ramo de decoração de festas manteve o volume de demandas e com sinal verde para o faturamento em relação a 2015. Na capital, o negócio é tão promissor que profissionais optam em deixar os vínculos empregatícios para atuar na arrumação de ambientes, com festas que atendem aos mais variados gostos e perfis econômicos.

A publicitária Sigrid Epifânio, 31, atuou durante quase dez anos como servidora pública em um órgão do governo do Estado. Em 2014 ela começou a atuar com decoração de festas em atividade paralela à rotina trabalhista. Após um ano o negócio deu tão certo que Sigrid decidiu deixar o serviço público para se dedicar ao empreendedorismo como proprietária da empresa Guida Ateliê de Sonhos. Hoje, ela afirma que se sente realizada e satisfeita com a decisão tomada.

“Sempre gostei de trabalhar com decoração de festas e cheguei à conclusão de que me sentia mais feliz ornamentando os ambientes e atendendo aos clientes do que atuando em um ambiente fechado em uma repartição”, comentou.

Segundo Sigrid, além da realização pessoal, a nova atividade proporcionou aumento em sua renda mensal. Ela afirma que mesmo no período de recessão econômica nacional a demanda de serviços se manteve. Porém, houve mudanças quanto aos pedidos dos clientes.

“As pessoas estão pesquisando e economizando mais. Neste período muitos clientes estão preferindo alugar itens de decoração ou até mesmo comprar os produtos e contratam o decorador para arrumar o ambiente. Neste ano houve aumento na demanda, porém, para serviços, os pacotes foram reduzidos. Mesmo assim, ainda há quem realize festas de maiores portes. Os eventos mais demandados são as festas infantis e os casamentos”, disse.

CR Festas espera aumento de eventos

A administradora Ana Cristina Campos de Oliveira, 33, é proprietária da empresa de decorações CR Festas. Ela também deixou a rotina administrativa em escritórios para investir no ramo de ornamentação de ambientes. Ana atua com decoração há quatro anos e a decisão de optar pelo segmento de serviços nasceu a partir das decorações de festas realizadas entre seus familiares. Hoje, ela afirma que tem pouco tempo para a sua vida social. Porém, se sente realizada com o trabalho.

Semanalmente, ela enfrenta rotinas de visitas às casas dos clientes, entre segunda e quarta-feira; às quintas ela vai ao comércio para providenciar os materiais necessários às festas; e de sexta-feira a domingo ela enfrenta a rotina de arrumações e retiradas dos artigos de decoração. Ela chega a organizar até três eventos em um único dia. “É cansativo, mas é algo que gosto de fazer”, afirma.

Nos meses de novembro e dezembro Ana relata que geralmente há maiores contratações para eventos. Neste ano o volume de contratos diminuiu, mas com maiores investimentos aos eventos. “Houve redução no quantitativo de eventos em relação a 2015. Mas, o faturamento cresceu 30%. O cliente que realizou um evento decidiu fazer maior investimento com produtos diferenciados”, informou.

Aumento na Indicações de parceiros

A proprietária da empresa Family Aluguel e Eventos, Amanda Patrícia Baia Araújo, 32, também migrou das atividades administrativas para o investimento em decoração de eventos. Ela atua no segmento há três anos e iniciou com o aluguel de brinquedos infantis e mesas e cadeiras. Amanda relata que sempre gostou de decorar festas e logo teve a iniciativa de agregar mais um serviço aos aluguéis, a decoração.
“Os clientes sempre perguntavam se não trabalhávamos com decoração, daí senti que havia demanda para o serviço e investimos na atividade, com sucesso”, comenta.

Segundo Amanda, neste ano houve queda na procura por decoração e aluguel, em relação a 2015. Porém, a atuação em parceria com outras empresas que oferecem outros serviços como o de buffet, foi fundamental para a indicação dos serviços e a manutenção no índice de contratos.

“Houve diminuição na quantidade de contratos diretos, ou na procura por clientes diretos. Mas, houve aumento no volume de serviços demandados por meio dos parceiros, de indicações. Mantivemos o faturamento obtido em 2015. Apesar da crise foi um ano de muito trabalho”, comemora.

A empresa oferece serviços para festas infantis, casamentos, aniversários de 15 anos e demais eventos sociais.

Os contatos dos entrevistados são:
Guida Ateliê de Sonhos – Instagram @guida_atelie 98233-2400
CR Festas – Facebook CR Festas 99201-3336
Family Aluguel e Eventos – Facebook Family Aluguel e Eventos 99345-2573

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar