Pesquisar
Close this search box.

Debate na Câmara Federal aponta soluções para crise em institutos do AM

https://www.jcam.com.br/Gedeão.jpg

Em busca de soluções à crise que atinge os Institutos Federais de Pesquisa do Amazonas, a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Amazônia (Cindra) da Câmara Federal realizou, na manhã desta quarta-feira, 11, uma Audiência Pública com autoridadesda área para debater o assunto.

A audiência é oriunda do Requerimento 195/2018, de autoria do deputado da bancada do Amazonas, professor Gedeão Amorim (MDB), que levou o tema ao parlamento federal como forma de mecanismo para chamar a atenção do Congresso e conseguir o apoio de outros parlamentares párea a causa.

“São institutos essenciais para o desenvolvimento da nossa educação, ciência e tecnologia. Buscamos, principalmente, soluções plausíveis dentro do Orçamento da União para salvar essas instituições de pesquisa e ensino no Amazonas”, apontou Gedeão Amorim.

O deputado federal também ressaltou que a reunião foi de extrema relevância no sentido de conhecer também a realidade de outros Estados. “Percebemos, juntos, que a debandada dos profissionais da aérea de pesquisa e ensino em todo o país é resultadodas péssimas condições de trabalho que são ofertadas”, justificou Amorim.

Posicionamentos

Presente na audiência, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, apresentou os projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição e ressaltou os principais desafios: como atuar em municípios onde o acesso é limitado.

“Temos crescido cada vez com os projetos de ciência e tecnologia na nossa Universidade, mas o nosso orçamento precisa acompanhar o nosso crescimento. Nãoadianta criarmos N projetos se não tivermos recursos, já que as demandas aumentam cada vez mais”, declarou Sylvio Puga.

A diretora de gestão das Universidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Isabela Batista, assegurou que disponibilizar recursos para esta área não é gasto, e sim, um investimento. “Queremos fazer um apelo para que possamos encontrar instrumentos para avançar e expandir”, disse.

Para o pró-reitor de Administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Orlem Lima, está cada vez mais difícil fazer pesquisa na região Norte. “Por isso, necessitamos tanto do apoio dos parlamentares” destacou.

O Professor Antônio Venâncio, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam)citou o quão importante foi a inciativa do Deputado Gedeão de juntar os principais representantes das entidades de pesquisa e Ensino.”Queremos soluções para que essas instituições não percam ainda mais as condições de dar continuidade em seus trabalhos”,reiterou.

Participantes

Também estavam presentes o Coordenador de Pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa); o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturiere; o diretor do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) da Fiocruz de Manaus, professor Sérgio Bessa; a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, professora Rosana dos Santos; o reitor do Instituto Federal de Rondônia, professor Uberlando Leite; a coordenadora de pós-graduação da UEA, professora Patrícia, além dos deputados federais Pauderney Avelino (Democratas) e Conceição Sampaio (PSDB)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar