Pesquisar
Close this search box.

De olho nas profissões do futuro

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/23/bruno%20porto.jpg

Em alguns anos o mercado de trabalho deve estar um pouco diferente, o atual momento econômico brasileiro. Mas não só a isso se deve estas mudanças, o impacto tecnológico com grande participação neste quadro, molda este mercado, e nos apresenta uma nova geração de profissionais ocupando cargos que antes nem existiam. 

Um estudo realizado pela PwC, que até 2030 um terço dos postos de trabalho em países como Japão, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, podem ser ocupados por robôs. Apesar de não incluir o Brasil nesta pesquisa, não podemos deixar de citar que este futuro também há de chegar ao país.

Mesmo com a possibilidade de encerramento de algumas carreiras, outras estão em processo de ascensão visto o momento tecnológico em que nos encontramos. A Analista de Recursos Humanos, Laysa Maciel, citou algumas destas profissões, entre elas estão:

Desenvolvedores de softwares

Devido ao avanço tecnológico, o desenvolvedor de software/profissionais da tecnologia já é uma das profissões mais valorizadas no atual momento. Estes por sua vez possibilitam o desenvolvimento de atividades baseadas em computadores, programas e outros. “Ultimamente eu tenho visto o mercado precisando cada vez mais de desenvolvedores e programadores de software e etc. Acho que essas profissões ligadas diretamente à tecnologia são as que mais terão sucesso”, disse.

Profissional da Psicologia

“Ao citar este profissional, abro um parêntese pra um olhar mais humano, pois em paralelo à esse avanço da tecnologia, infelizmente temos o declínio da saúde mental da população. A ansiedade e a depressão cada vez mais evidentes, por isso acredito que nós psicólogos e os psiquiatras estamos tendo mais demanda com o passar do tempo (infelizmente) ”, afirma.

Engenheiro Civil

Ainda conforme Maciel, engenharia civil também deve continuar em ascensão pelos próximos anos. “As grandes construções estão sempre, então acredito que a engenharia civil, continuará sendo valorizada durante muito tempo, assim como profissional da arquitetura, porém o engenheiro civil ainda tem possui mais destaque”, citou.

Profissional de Marketing Digital/Inbound Marketing

Outra profissão em alta é o Marketing Digital, o crescimento dos números de usuários na internet possibilitou a ascensão desta atividade. “Acredito que assim como a área de software, o Marketing Digital está diretamente ligado com o desenvolvimento das tecnologias on line, pois ele vem com a ideia de ser uma atividade rápida a partir da internet e com isso traz muitas ferramentas de divulgação”, afirma Laysa.

Gestor de inovação

Aa novas tecnologias colocaram em ênfase outra profissão que antes pouco era vista, intitulada Gestor de Inovação, este profissional busca criar estratégias para que as empresas tradicionais possam se adaptar e se adequar e esta nova era digital.  “No distrito Industrial por exemplo há muita procura por este profissional, visto que que o mesmo busca a inovação, a melhoria dos processos, e por conta disso acaba se destacando”, relata.

O Presidente da Portocoaching e coach de negócios e vendas, Bruno Porto, cita ainda outras profissões que tem espaço reservado não apenas na atualidade, mas também no futuro.

Professores online

Não é de hoje que ouvimos falar em Ensino a Distância, alguns ainda resistem a esta modalidade de ensino. “Destaco que vivemos em um período da indústria 4.0 e por consequência a "internet das coisas", sendo assim carreiras a de professores a distância também se tornarão profissionais de grande procura”, afirma o profissional.

Engenheiro Ambiental

A engenharia ambiental deve ser firmar como uma destas carreiras. O Impacto ambiental traz ao mercado de trabalho a necessidade de se obter um profissional. “Engenharia Ambiental se dá pelas grandes transformações que nosso mundo vem passando e visando buscar soluções para prolongar e preservar o meio ambiente”, relata.

Influenciadores Digitais /Creators

Criadores de conteúdo também conhecidos como Digital Influencers, são profissionais que já estão em evidência, e devem continuar. Produzir conteúdo para a internet, entreter usuários, e realizar venda de produtos são as funções deste profissional. Para o Porto é importante ressaltar também a necessidade de estruturar esta carreira. “ Isso pode acontecer por meio de relatório de análises e alcance para quem os contrata, e até especificar o resultado que entregam, por exemplo, foco maior em vendas ou em visibilidade. Deixar claro isso é importante para ambos, influenciador e contratante, além disso, estudar e atualizar-se de técnicas e ferramentas é muito importante, evitar ao máximo "forçar" uma divulgação, a integridade hoje é o melhor caminho”, conta.

Coach

O Coach é o profissional que auxilia o seu cliente para que possa aprender a desenvolver suas aptidões, o Coach já vem sendo uma das profissões que mais cresceram-nos os últimos anos, e não deve parar por aí, este método motivacional ganhou o mundo e tem movimentado também a economia.

“O coaching é uma metodologia prática que aprimora diversas áreas das nossas vidas e no futuro ela caminha para ser mais e mais específica, na cultura organizacional de empresas, negócios, relacionamento entre pessoas e planejamento de carreira”, finaliza Porto.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar