Pesquisar
Close this search box.

Cultivo de plantas em ascensão

Cultivo de plantas em ascensão

Passar mais tempo dentro de casa em decorrência do novo coronavírus fez com que os brasileiros buscassem formas de repaginar o lar. O varejo de materiais de construção, por exemplo, registrou aumento nas vendas durante a pandemia, impulsionado por reformas feitas para incrementar ou adaptar os lares. Outro setor que cresceu no período foi o mercado de plantas – alguns produtores chegaram a registrar aumento de 20% nos negócios, de acordo com o Ibraflor.

Florir a casa e cuidar das plantas se tornou uma válvula de escape para o estresse e a ansiedade causados pela pandemia. A atividade, muito comum na Europa, é conhecida por ser terapêutica e deixar o ambiente mais leve. Por isso, em 2020, até as plantas verdes, que não possuem flores, ganharam espaço nos lares brasileiros.

Olga Jaqueline Los Kassies, descendente de holandeses e produtora de flores no Paraná, conta que o cultivo de plantas faz parte da cultura de muitos países europeus e são uma forma de trazer alegria. “O cultivo das flores se torna uma paixão. Na Holanda, após o inverno, as pessoas querem florir seus jardins com cores, trazendo vida e alegria.” É esse sentimento que fez o setor crescer no Brasil durante a pandemia.

Adaptação do mercado

A forma de comercialização de plantas teve que ser repensada durante a pandemia, o resultado disso foi uma aproximação com o consumidor. Olga, que cultiva gysophila e boca de leão conta como achou uma saída. “Para manter as vendas, decidi arriscar e colocar o produto com preço de atacado direto para o consumidor em formato de autoatendimento em alguns estabelecimentos como posto de gasolina e supermercado”, diz.

O aumento do interesse pelas plantas e essa aproximação prometem bons números para o setor neste ano. Segundo o Ibraflor, a mudança no perfil de vendas, agora voltadas para a ornamentação das casas, e os novos formatos de compra, como o delivery, devem impulsionar o mercado para um crescimento de 5% em 2021.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar