Pesquisar
Close this search box.

Manaus tem mais procura por testes para influenza e Covid-19

Cresce em Manaus as vendas de testes para diagnóstico de influenza e Covid-19, principalmente em clínicas e farmácias da cidade. No segmento, a procura pelos produtos mais que dobrou nos últimos dias na capital, segundo empresários do segmento, um dos que mais crescem nas atividades econômicas.

Em média, cada drogaria chegou a realizar 30 testes por dia, a partir de 15 de dezembro de 2021, quando os surtos gripais e os casos de coronavírus começaram a aumentar. Nos momentos de maior demanda, pelo menos dez pessoas chegaram a testar positivo para influenza ou coronavírus, informaram gerentes de farmácias.

A rede pública de saúde também disponibiliza os testes, mas nem todos conseguem ter acesso a eles em função do aumento da demanda.  “Mais ou menos, a partir da segunda quinzena de dezembro em diante, a procura por testes aumentou consideravelmente. Geralmente, as pessoas queriam viajar para curtir as férias com mais tranquilidade”, disse Camila Santos, gestora de serviços de saúde.

Em geral, os sintomas de influenza e coronavírus são muito parecidos. E só a testagem poderá definir o diagnóstico – se gripe ou Covid-19, informam médicos. O coronavírus se manifesta através de febre, tosse, cansaço, falta de ar, perda de paladar e de olfato, com dor na garganta, de cabeça e diarreia.

Já a influenza causa febre com temperatura superior a 38 graus, dores no corpo, na cabeça, com espirros, coriza, calafrios, vômitos e diarreia. “Amanheci um pouco com espirros e coriza. E por precaução, vim fazer um teste”, disse o empresário Rosalvo Neto que fazia um teste numa farmácia da cidade.

Sabrine Cordeiro, coordenadora farmacêutica de uma rede de drogarias em Manaus, disse que o movimento dobrou nos últimos dias. “Os números de testes de Covid-19 estão dobrando. E a gente avalia que esse fluxo é natural. Os sintomas dos surtos gripais se assemelham aos do coronavírus e podem confundir”, disse ela.

Rede  básica

Com o aumento no número de casos de gripe e de Covid-19, a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) intensificou a disponibilidade dos testes. Ao chegar às unidades básicas da capital, os pacientes são primeiro submetidos a uma testagem rápida. Se testarem positivo, são encaminhados para fazer outros testes para confirmar o diagnóstico das doenças.

“Muito importante para a população que está viajando de férias procurar logo uma unidade para fazer a coleta de sangue ao desembarcar no aeroporto, na rodoviária ou no porto”, orienta o secretário executivo de Saúde do Amazonas, Jani Kenta.

A representante comercial Cristiane Chagas levou a filha para fazer um teste. Ela disse que a criança tinha febre e um pouco de coriza. “Como a gente tem um membro da família que testou positivo, corremos para fazer o exame”, afirmou

Segundo o pediatra Mário Noel, há um aumento considerável de casos de influenza do tipo A e também de coronavírus. “É um cenário que nós não víamos anteriormente. E nesse momento, estamos tendo uma alta no número de crianças infectadas pela Covid-19”, afirmou o médico.

Outro fato preocupante é que já foram registradas 22 pessoas infectadas pela nova variante ômicron no Amazonas. O secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad, divulgou uma nota nas redes sociais pedindo para a população manter os cuidados com os protocolos de prevenção e que também tome a vacina.

“Vacinem-se, usem máscaras, mantenham as mãos sempre limpas e evitem as aglomerações”, disse o médico.  “Só assim, poderemos impedir a disseminação do vírus”, acrescentou ele.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar