28 de junho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Comitê do Sebrae mantém otimismo para as micro e pequenas empresas

O Comitê de Monitoramento da Crise do Sebrae em São Paulo decidiu manter uma expectativa relativamente positiva aos pequenos negócios para este final de ano. A decisão foi tomada após análise dos dados mais recentes da economia

O Comitê de Monitoramento da Crise do Sebrae em São Paulo decidiu manter uma expectativa relativamente positiva aos pequenos negócios para este final de ano. A decisão foi tomada após análise dos dados mais recentes da economia.
Os integrantes do comitê consideraram a queda do faturamento dos pequenos negócios nos setores comércio e indústria, o crescimento do faturamento nos serviços registrado em outubro, e o aumento do nível de emprego no mesmo mês registrado pela pesquisa da Fundação Seade/Dieese, além das expectativas positivas dos empresários das MPEs para os próximos meses.
Segundo o Comitê, o que explicou a queda no comércio e indústria em outubro, foi uma súbita retração da demanda, comportamento defensivo dos consumidores frente à crise internacional, em setores específicos. Na indústria, os setores mais afetados foram os da indústria de bens de capital e bens duráveis. No comércio, foi determinante a queda do comércio atacadista e de bens com preços mais elevados.
Os setores mais afetados são exatamente os que foram mais atingidos pela escassez de crédito, no início da crise, e pelo temor dos consumidores de assumir novos compromissos (financiamentos) de longo prazo.
No setor de serviços, o movimento por enquanto é inverso. Há expansão puxada pelos serviços prestados ao consumidor final, cujos preços são mais acessíveis à população e não dependem de crédito. Esses setores foram favorecidos pelo aumento de pessoas ocupadas e da massa salarial total da economia, ocorrida nos últimos meses.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email