Pesquisar
Close this search box.

Comitê do Sebrae mantém otimismo para as micro e pequenas empresas

O Comitê de Monitoramento da Crise do Sebrae em São Paulo decidiu manter uma expectativa relativamente positiva aos pequenos negócios para este final de ano. A decisão foi tomada após análise dos dados mais recentes da economia.
Os integrantes do comitê consideraram a queda do faturamento dos pequenos negócios nos setores comércio e indústria, o crescimento do faturamento nos serviços registrado em outubro, e o aumento do nível de emprego no mesmo mês registrado pela pesquisa da Fundação Seade/Dieese, além das expectativas positivas dos empresários das MPEs para os próximos meses.
Segundo o Comitê, o que explicou a queda no comércio e indústria em outubro, foi uma súbita retração da demanda, comportamento defensivo dos consumidores frente à crise internacional, em setores específicos. Na indústria, os setores mais afetados foram os da indústria de bens de capital e bens duráveis. No comércio, foi determinante a queda do comércio atacadista e de bens com preços mais elevados.
Os setores mais afetados são exatamente os que foram mais atingidos pela escassez de crédito, no início da crise, e pelo temor dos consumidores de assumir novos compromissos (financiamentos) de longo prazo.
No setor de serviços, o movimento por enquanto é inverso. Há expansão puxada pelos serviços prestados ao consumidor final, cujos preços são mais acessíveis à população e não dependem de crédito. Esses setores foram favorecidos pelo aumento de pessoas ocupadas e da massa salarial total da economia, ocorrida nos últimos meses.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar