Pricila de Assis
Insta: @pricila_assis Twitter: @JCommercio
O CMA (Comando Militar da Amazônia) reuniu 1.500 soldados das organizações militares da guarnição de Manaus, na quinta-feira (18), para celebração dos 376 anos do Exército Brasileiro. A solenidade também contou com a entrega de prêmios para os vencedores do concurso literário, comendas e condecorações, reconhecendo personalidades civis e militares que colaboraram com o Exército em ações e operações relevantes para o trabalho da força terrestre.
O comandante do CMA, general de Exército Ricardo Costa Neves, destaca a importância dos serviços que as Forças Armadas têm na sociedade.
“Hoje é um dia que o Exército Brasileiro está em festa ao celebrarmos 376 anos de serviços dedicados à Nação e ao povo. Uma das características da força terrestre é a união com a nação. Então, nada melhor do que no nosso aniversário para celebrarmos esse vínculo indissolúvel, que nos une à nossa sociedade, aos amigos e ao povo brasileiro. Estamos muito felizes em ver o quartel cheio de pessoas que valorizam a participação do Exército na nossa vida, as missões que cumprimos e a proteção e defesa da Amazônia Ocidental que proporcionamos”, declara.
Para o chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas, coronel Fabiano Machado Bó, é preciso a valorização das missões voltadas para a Amazônia, que não apenas protegem as riquezas e o povo, mas são responsáveis por formar cidadãos com princípios. O coronel esteve no evento representando o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
“O Exército Brasileiro é responsável não só pela soberania nacional, mas também pela formação do povo brasileiro, formação dos jovens e pelo futuro, porque ao formar os nossos jovens cidadãos, o Exército transmite valores, princípios, moral e ética. Os jovens saem do quartel com alguma habilidade, alguma profissão. Contudo, a carreira militar exerce essa função, não só de proteger e defender o Brasil, como também formar os jovens e prepará-los para o futuro”, disse.
Homenagens
Durante a homenagem da história do Exército Brasileiro, na solenidade promovida pelo CMA, foram entregues os diplomas de Colaborador Emérito do Exército, Ordem do Mérito Militar, Medalha Corpo de Tropa, Medalha Marechal Trompowsky e Medalha do Exército Brasileiro. Além disso, aconteceu durante a semana do aniversário da Força, um concurso literário, contando com a participação de mais de 50 adolescentes e jovens, havendo ao final dois ganhadores, que receberam como prêmios kindle e tablet.
A estudante do oitavo ano do CMA (Colégio Militar de Manaus), Lívia Ferreira, escreveu um poema inspirado no trabalho do pai, que é subtenente do Exército.
“A inspiração veio do trabalho do meu pai, porque sempre que o vejo, me inspiro no trabalho que ele faz para o Exército. É uma grande honra poder discorrer sobre todo o papel que nossos heróis fazem por nós e pela Amazônia. Eles fazem a nossa pátria”, afirma.
O soldado Cavalcante, do 4º Centro de Geoinformação, escreveu o seu poema inspirado no dia a dia do seu serviço.
“Tenho orgulho de ser militar, de servir a minha Nação. Ganhar este concurso, é mais que conquistar uma premiação, é demonstrar o quanto tenho amor pela farda, pelo trabalho que fazemos diariamente em equipe. Somos uma força importante para o país, para o nosso povo. Assim seguiremos fortes para continuar protegendo o povo brasileiro”, finaliza.
História
O Dia do Exército é comemorado em decorrência a uma jornada que iniciou em 19 de abril de 1648, na primeira batalha dos Guararapes. Esse combate foi fundamental para a construção da identidade brasileira, unindo portugueses e brasileiros contra os invasores holandeses na capitania de Pernambuco, reforçando harmonia entre os habitantes da região e a necessidade de defender o território, levando ao surgimento do Exército Brasileiro.