Pesquisar
Close this search box.

Com consulta popular

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/05Mai/15/ppa%202020.jpeg

É com a participação ativa dos cidadãos que o Governo do Estado espera poder contar na definição do melhor modelo de planejamento para os próximos quatro anos, voltado a setores estratégicos como educação, saúde e segurança, a partir do novo Plano Plurianual 2020-2023, lançado ontem pelo vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Filho (PRTB). Para assegurar a participação popular, foram colocadas à disposição de todos os interessados ferramentas em meios digitais, com o aplicativo “Consulta Sociedade”, e presenciais, com a “Sala Cidadã”, nas unidades da Universidade do Estado do Amazonas nas cidades do interior do Estado.  A consulta à sociedade acontece no período de 21 de maio a 24 de junho. “O momento de organizar é agora. A consulta à sociedade é de extrema importância porque permite que as sugestões da população sejam feitas diretamente, sem burocracia”, resumiu o vice-governador. Ele também destacou a importância da participação dos gestores dos diversos órgãos para o alinhamento de ações e projetos compatíveis com a realidade orçamentária do estado.

MANIFESTAÇÃO

Pautas em prol da nação, reforma da previdência, pacote anticrime, autonomia da Receita Federal e reforma tributária e apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) foram apresentadas pelos movimentos de direita no Amazonas ao deputado federal Delegado Pablo (PSL), que deve liderar a manifestação em favor do aliado no domingo (26), na Ponta Negra.

VÂNDALOS

O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, denunciou à Justiça sete integrantes da quadrilha responsável pelos ataques a prédios públicos e incêndios criminosos registrados no município, em fevereiro deste ano. O grupo, do qual também faziam parte cinco adolescentes, atacou e incendiou o Posto de Saúde Raimundo Mendes e o Hospital Regional de Lábrea, causando danos e colocando em risco a vida e a integridade física de usuários e demais presentes nas referidas unidades de saúde.

SEGURANÇA

Começa hoje o III Seminário Internacional de Segurança da Amazônia, que tem como principal finalidade de fornecer informações técnicas ao Governo Federal, ao Estado do Amazonas e países vizinhos, por meio de dados primários e secundários, pesquisas e ações sobre as políticas de segurança pública adotadas pelas forças policiais no combate ao narcotráfico na região de fronteira com o Brasil. O até sexta-feira (24), no Teatro Século, no Centro Educacional Século, na Avenida Coronel Teixeira, 4.371, Ponta Negra, Manaus/Am.

DIREITO PÚBLICO

Grandes especialistas em direito público do país debaterão, em Manaus, os principais desafios e soluções para o aperfeiçoamento da administração pública na primeira edição do Congresso Norte de Direito Público. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona Centro-Oeste. As inscrições estão abertas no site: www.direitopublicoam.com.br.

PROTESTO

Em Manaus, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil promoveu ontem manifestação na área de desembarque do aeroporto internacional Eduardo Gomes, contra a Medida Provisória 870/2019, que proíbe estes profissionais de investigar ou denunciar outros crimes, que não seja a sonegação de impostos.

COREANOS

A convite do Ministério da Economia, a Suframa integra, até o próximo sábado (25) uma missão institucional na Coreia do Sul, com o intuito de conhecer o ambiente de inovação do programa denominado Knowledge Sharing Program. A missão é financiada pela Agência de Promoção Comercial e de Investimentos da Coreia e conta com dez participantes de órgãos do governo e da iniciativa privada. 

CIÊNCIA NO BAR

Cerca de 200 pessoas prestigiaram, em bares de Manaus, o primeiro dia do Festival internacional de Divulgação Científica, “Pint of Science”, que ocorre simultaneamente em 85 cidades brasileiras.  O público esclareceu dúvidas com os pesquisadores  sobre tratamento e prevenção da Aids e sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais e seus potencias agroecológicos e gastronômicos.

TURISMO INDÍGENA

A forma de apresentação da cultura indígena ao turista, com vistas a fugir de estereótipos e preconceitos e de acordo com o que os indígenas querem realmente mostrar, os preços cobrados pelas comunidades em relação à atividade turística e a necessidade de fiscalização por parte do Poder Executivo para reprimir concorrência desleal estiveram entre os principais pontos tratados na primeira reunião do fórum sobre o ordenamento da atividade turística nas comunidades indígenas do Baixo Rio Negro, ocorrida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.

FRASES

“Tem funcionário que consegue atestado de 60 dias aqui e vai trabalhar em Manaus.” Francisco Gomes da Silva, o “Chico Doido” (DEM), prefeito de Iranduba, admitindo irregularidades em seu município

Vamos trabalhar para que as crianças voltem à sala de aula.” Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, prometendo revolver esta semana os problemas gerados pela greve dos professores 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar