Pesquisar
Close this search box.

Gás avança no Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/05Mai/16/CIGAS%2012987.jpeg

O volume comercializado de gás natural no Amazonas chegou a 4.364.834 metros cúbicos/dia em abril e apresentou aumento de 3% em comparação com o mês anterior. Ainda em fase de testes, a Usina Termelétrica de Coari impulsionou a alta, enquanto o consumo residencial teve aumento de 109% no mesmo período, após a ampliação do fornecimento para mais dois condomínios. Já estão em operação com o gás natural 13 termelétricas, 42 indústrias, 56 comércios, cinco postos de combustível e 231 residências. A extensão da rede de distribuição chegou a 119 quilômetros, e a estimativa é que a Companhia de Gás do Amazonas atenda aproximadamente mil unidades consumidoras até o fim do ano. Além da Usina de Coari, que possui capacidade para consumir 143 mil metros cúbicos/dia, uma indústria, no Distrito Industrial, e três comércios, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, iniciaram consumo do gás canalizado em abril. Os condomínios residenciais Carlos Drummond e Las Palmas foram interligados no fim de março, e impulsionaram o consumo do segmento residencial, totalizando seis empreendimentos residenciais atendidos.

OVOS

No primeiro trimestre do ano, foram produzidas 429.536 mil caixas de ovos, com 360 unidades cada e com o Selo de Inspeção Estadual (SIE), de acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas. Dados do Senso Agropecuário de 2016/2017 mostram que, em dez anos, a produção de avicultura no Amazonas cresceu 137%.

GREVE NO FIM

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Josué Neto (PSD), acompanhados de representantes das Secretarias de Estado da Educação e Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado reuniram-se ontem para fechar nova proposta ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas e do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus. Tudo indica que a greve acaba hoje.

CONTROLE

Teve início ontem, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus, o Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos, que está sendo promovido pela 12ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, em parceria com a Controladoria Geral da União. O evento conta com a participação de mais de 300 agentes públicos, entre servidores militares e servidores civis atuantes em órgãos municipais, estaduais e federais do Amazonas.

HISTÓRIA

O Arquivo Público do Governo do Amazonas é o local onde estudantes de Arquivologia colocam em prática os conhecimentos que adquirem na sala de aula. Em contrapartida, 15 dos alunos que fazem o curso na Universidade Federal do Amazonas dão uma importante contribuição para a história do estado: eles estão catalogando, limpando e fichando documentos históricos que, até gestões passadas, eram guardados no local de forma indevida. Antes desse trabalho ser iniciado, não se sabia quais relíquias o Arquivo Público abrigava. Agora, dá-se um passo que vai ajudar a compreender a história amazonense.

REDE SIM

Na primeira reunião do Comitê Estadual da RedeSim, o presidente da Junta Comercial, Ênio Ferrarini, apresentou os avanços. O evento, que reuniu 28 instituições, entre órgãos estaduais e municipais, e entidades de classe, que contribuem direta e indiretamente no processo de registro e licenciamento de empresas no Amazonas, tem como objetivo resgatar os projetos voltados para a desburocratização e simplificação na constituição de registro e licenciamentos para abertura de empresas no Estado.

FILANTROPIA

Num gesto de solidariedade, um grupo de atletas do Manaus Futebol Clube, time da série D do Campeonato Brasileiro, doou quase uma tonelada de alimentos não perecíveis para os pacientes com doenças do sangue, atendidos pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas. Os produtos foram arrecadados durante uma partida entre o clube do Manaus FC contra o Real Ariquemes (de Rondônia), válida pela 3ª rodada do grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro, ocorrida no último sábado (18), no estádio Ismael Benigno.

PLANIFICAÇÃO

O projeto de Planificação da Atenção à Saúde será lançado no Amazonas nesta sexta-feira (24), com uma reunião preparatória na Secretaria de Estado de Saúde. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e execução do Hospital Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS tem como objetivo a organização e a integração em rede da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária.

ACOLHIDA

Representantes das secretarias estaduais de Assistência Social, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de Administração e Gestão e do 6º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército iniciaram um processo de reconhecimento de locais para o funcionamento de uma base para todos os órgãos e instituições envolvidas no processo de acolhimento dos refugiados venezuelanos, um posto de triagem e um albergue para esse público. A ação faz parte da Operação Acolhida do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa.

FRASES

É preciso ter um valor mínimo que seja, seguro e sem contingenciamento pra que possa ser aplicado no Brasil todo, se não nós não vamos ter segurança.” Omar Aziz (PSD), senador

No caso do Amazonas, melhorar o serviço de aviação para o interior do Estado é desafiador.” Bosco Saraiva (SDD), deputado federal 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar