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Coca-Cola lança garrafas universais em Manaus

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Em coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, no Vitta Verdi, a Coca-Cola Brasil, através do Grupo Simões, empresa engarrafadora da bebida na Região Norte, anunciou que a partir de ontem todas as garrafas PET retornáveis de suas marcas de refrigerantes serão garrafas universais, ou seja, terão um único formato.

“Atualmente, 20% das garrafas da Coca-Cola são retornáveis, mas a meta é atingir os 100% até 2030”, falou Lucas Simões, diretor de Comunicação do Grupo Simões.

Para tamanha transformação a Coca-Cola fez um investimento da ordem de R$ 100 milhões, transformando as máquinas, as rotuladoras, os vasilhames e adaptando as linhas de produção.

“Tudo isso vai tornar mais prática a compra de um produto Coca-Cola. Antes se você quisesse uma Coca-Cola, ou uma Fanta Laranja, tinha que ter um vasilhame específico para cada uma dessas bebidas. Agora, um mesmo modelo de vasilhame vai envasar todas as nossas bebidas”, explicou.

“Sem falar da economia, pois a garrafa retornável é mais barata. Estamos oferecendo ao consumidor produtos com a mesma qualidade, por um preço mais acessível”, completou.

Outro destaque mencionado pelo diretor foram os benefícios ambientais que as novas garrafas trazem consigo.

“Antes havia o descarte da garrafa. Além do desperdício de material, havia o problema da poluição ambiental com muitas das garrafas ficando perdidas na natureza. Isso vai acabar porque agora a garrafa vai voltar para a fábrica”, disse.

Todas as vezes que a embalagem retornar para a fábrica, poderá ser envasada e receber um rótulo de papel destacável de qualquer produto da Coca-Cola Brasil, entre eles: Coca-Cola, Coca-Cola sem açúcar, Fanta Uva, Fanta Laranja, Fanta Guaraná e Sprite. Com isso, a pessoa poderá escolher qual bebida deseja comprar toda vez que levar a embalagem vazia de volta para o ponto de venda.

100% totalmente recicladas

Até então havia um modelo diferente de garrafa retornável para cada marca de refrigerante, com formato próprio e o rótulo impresso de forma permanente. A tinta aplicada nas garrafas prejudicava, ainda, a reciclagem do produto. A solução, pioneira entre as fabricantes da Coca-Cola em todo o mundo, possibilitou a adaptação nas linhas de produção para aplicar a retirar rótulos de papel, a cada novo ciclo das garrafas. As novas tecnologias permitiram mais versatilidade e eficiência, e menos desperdício.

“Temos como missão e desafio, cuidar do meio-ambiente”, falou Aristarco Neto, presidente do Grupo Simões, “por isso essa mudança é um marco no negócio de bebidas que trará benefícios não só para a nossa região, mas para o planeta”, revelou.

“Nosso objetivo é, ao longo dos próximos anos, ter cada vez menos garrafas PET nos rios e em qualquer lugar da terra, até atingirmos 100% totalmente retornáveis e recicláveis”, previu.

“Atualmente realizamos coletas seletivas em escolas de Belém, com as quais os alunos trocam as garrafas PET por dinheiro que é investido na própria escola. Este é um processo que já está bem avançado na capital paraense, e começando aqui em Manaus. Ainda são poucas as escolas que participam do projeto na nossa capital, mas estão aumentando”, garantiu Aristarco.

Outro dado a favor da embalagem universal é a redução de emissão de carbono e a não geração de resíduos, uma vez que é diminuída a quantidade de novas garrafas produzidas. Há o controle total sobre sua destinação após os ciclos de uso, quando todas voltam para as fábricas e, em seguida, são encaminhadas à indústria recicladora.

“A vida útil de uma garrafa é de 25 reutilizações. Após isso ela é reciclada para ser feita uma nova garrafa. Mas se durante essas 25 reutilizações for detectado algum produto tóxico utilizado na garrafa, como gasolina, por exemplo, ela também vai para a reciclagem imediatamente”, esclareceu Aristarco.

Sede em Manaus

Com as retornáveis, anualmente a Coca-Cola deixa de colocar mais de 200 milhões de novas PETs no mercado.

“A partir de hoje todos os pontos de venda de Coca-Cola já terão as embalagens universais e haverá ampla divulgação sobre essa mudança na mídia com merchandising nos pontos de venda. Quem já estava acostumado com o ‘Cocão’, pode ficar descansado que ele vai continuar, primeiro com um litro, depois com um litro e meio”, revelou Lucas.

O Grupo Simões, com sede em Manaus, é o fabricante e o distribuidor da Coca-Cola, além de distribuir a cerveja Heineken, e possuir a marca própria de água mineral, a Belágua. O Grupo tem três outras fábricas de bebidas na Região Norte, e ocupa 42% do território nacional.        

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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