Pesquisar
Close this search box.

CNDL projeta alta do faturamento do varejo em 12% em 2010

O economista da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), Fernando Sasso, previu hoje que o faturamento do varejo em 2010 tenha registrado alta de 12% na comparação com 2009.
Ele fez esta estimativa com base no volume de consultas e vendas no varejo ao longo de 2010, que foi divulgado há pouco.
“O faturamento do varejo com certeza será um dos melhores anos dos últimos tempos, as consultas já indicam isso”, comentou.
Sasso destacou que as taxas de juros mais baixas e a maior disponibilidade de crédito, com prazos mais longos colaboraram para o aquecimento do mercado.
O economista informou que o varejo contratou 130 mil trabalhadores temporários no fim do ano passado por causa das festas. Esse volume, segundo ele, representa um crescimento de 13% na comparação com os mesmos meses de 2009 – essas contratações começam a se fortalecer em outubro de cada ano. “Não tenho como afirmar isso agora, mas esse volume de contratações deve ter sido recorde”, disse o economista.Para Sasso, pelas sinalizações dadas pelo setor até o momento, a absorção dessa mão de obra pode chegar a 25% do total de 130 mil trabalhadores.
Como a maior parte dos contratos é de 90 dias, a efetivação dos novos comerciários deve se concretizar até fevereiro. O natal do ano passado foi o melhor dos últimos 10 anos, na avaliação de Sasso. Segundo ele, até então, 2007 tinha registrado o melhor ano para as vendas de fim de ano do varejo. “Verificamos uma consolidação da recuperação ao longo do ano passado”, comentou.
Para Sasso, o consumidor se sentiu mais confortável em realizar compras, consumiu mais e o setor registrou uma elevação do tíquete médio de compras. Isso foi possível, conforme o economista, por causa do crescimento da massa salarial e da inserção das classes C,D e E nesse mercado consumidor.
Ele citou que 85% de todo o consumo no Natal passado foi referente a essas classes. Ele comentou ainda que o patamar do dólar ante o real também colaborou para o aquecimento do setor, ajudando nas vendas de produtos importados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar