Pesquisar
Close this search box.

CineSolar, filmes por todo o país

Nem sempre no escurinho do cinema, o que vale é assistir a um bom filme

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Quem assistiu ao filme ‘Bye bye Brasil’, de 1980, de Cacá Diegues, deve lembrar da história. Lorde Cigano (José Wilker), Salomé (Betty Faria) e Andorinha (Fábio Júnior), três artistas ambulantes, cruzam o país, da Amazônia a Brasília, num caminhão velho, na Caravana Rolidei, realizando espetáculos para as pessoas humildes das localidades por onde passam. Pois o CineSolar faz o inverso e chega a Manaus nesta quinta-feira (6), vindo do Sudeste do país, apresentando um projeto similar.

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil e, detalhe, movido a energia solar. Ao invés de um caminhão velho, o CineSolar é montado em duas modernas vans, batizadas de Tupã e Mahura, grafitadas e adaptadas com placas fotovoltaicas e sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além da exibição de filmes, o projeto CineSolar ainda se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do Sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial, feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma, são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O projeto viaja por várias regiões do país realizando sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas”, explicou Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Em mais de 500 cidades

Cynthia Alario é empreendedora da economia criativa e ativista ambiental. Em 2002, fundou a Brazucah, uma produtora especializada na difusão do cinema brasileiro pelo Brasil e o mundo. Atualmente coordena o CineSolar. Desenvolve ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil para a disseminação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e viaja pelo país realizando oficinas de sustentabilidade e alegrando as pessoas com a magia do cinema. É formada em Comunicação Social pela USP, é facilitadora de ‘A arte de viver em paz’, metodologia da Unipaz, com pós-graduação em Transdisciplinaridade e Cultura de Paz.

As sessões do CineSolar são gratuitas para toda a população, com distribuição de pipoca, e tem a versão CineSolarzinho, para o público infantil. Sempre começa com curtas-metragens brasileiros, com temática socioambiental, e depois são exibidos filmes como ‘Rio 2’, ‘Turma da Mônica’, ‘Mogli – o menino lobo’, ‘Dumbo’, ‘Cine Holliúdy’, ‘O Auto da Compadecida’, ‘Um tio quase perfeito 2’, ‘Pergaminho vermelho’, ‘Detetives do Prédio Azul’, ‘À beira do caminho’, entre outros nos gêneros aventura, animação, família, comédia. Desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1.300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em mais de 500 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas. Nesta semana, uma das vans, e a equipe, viajam de Santarém a Manaus por ferry boat, entre segunda e quarta-feira, subindo o rio Amazonas. Simultaneamente, a outra van está num circuito pelo interior do Rio Grande do Sul.

Sete dias de exibições

Todas as cadeiras, banquetas, o sistema de som, a tela de projeção e a equipe vão dentro da van. No total, uma equipe de cerca de 20 pessoas atua diariamente nos bastidores, na produção e na estrada.

Cynthia Alario, “o objetivo é democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente nacionais”

“Também selecionamos profissionais locais como produtores, assessores e equipe técnica para dar suporte à nossa equipe. Durante as viagens o pessoal que acompanha a van fica hospedado em hotéis, pousadas ou nas próprias comunidades e aldeias indígenas. Foi bem bacana essa analogia entre o CineSolar e a Caravana Rolidei. De fato, temos similaridades com essa ideia de viajar pelo Brasil levando diversão e uma proposta artística”, finalizou Cynthia.

Em Manaus as exibições cinematográficas acontecem na quinta-feira (6), às 18h, na Casa Mamãe Margarida; na, sexta-feira (7), às 18h, na Escola Estadual Samuel Benchimol; no sábado (8), às 18h, na Comunidade Maria Auxiliadora; na segunda-feira (10), às 18h, na Escola Municipal Honorina Vasconcelos; na terça-feira (11), às 14h, na ADCAM – Escola do Futuro; na quarta-feira (12), às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo; e na quinta-feira (13), às 18h, no Espaço Infante Cultural.

O CineSolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de diversas empresas, e é realizado pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. As sessões em Manaus são patrocinadas pela 3M. O filme escolhido para ser exibido nas sessões é ‘Não pareço cientista’, lançado pela 3M, que aborda estereótipos negativos e a necessidade de maior diversidade, equidade e inclusão nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).    

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar