Carbocloro investe em service desk da Automidia para ampliar atendimento

A Carbocloro é uma indústria química responsável por 49% do mercado nacional de cloro líquido e 19% do de soda cáustica. A empresa ainda ocupa 80% do mercado de ácido clorídrico e 52% do de hipoclorito de sódio.
Com um faturamento de 772 milhões de reais em 2007, presente há cerca de 44 anos no Brasil, a indústria é resultado de uma joint-venture da Unipar – União das Indústrias Petroquímicas S/A – com a norte-americana Occidental Chemical Corporation. Seus produtos são fundamentais para fabricação de sabão, detergentes, remédios, plásticos tecidos, entre outros.
A sua área de TI é estratégica na condução dos negócios e por isso utiliza recursos de alta tecnologia, buscando constantes melhorias que possam reduzir custos e aumentar a produtividade. Com o objetivo de melhorar a performance no atendimento aos usuários, a Carbocloro contratou a Automidia, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de softwares para gerenciamento de serviços e controles de ativos, para implantar o Automidia Service Desk. O projeto teve foco no controle de todas as atividades para possibilitar aos usuários o acompanhamento do status de cada incidente.
O sistema da Automidia permitiu a coleta das informações para direcionar os treinamentos dos usuários de TI, dificuldades apresentadas pelos usuários, atividades dos analistas, aprovações de investimentos em novas ações na área de TI e desenvolvimento e manutenção da área de help desk. Estas informações otimizaram o gerenciamento dos incidentes. Hoje, a Carbocloro tem oito mil novos chamados abertos por ano, gerando uma média de 650 por mês.
Segundo José Carlos Padilha, CIO da Carbocloro, “antes da implantação do software, conseguíamos resolver somente 53% dos chamados em uma média de 16 horas. Hoje, 87% deles são resolvidos no mesmo tempo e a nossa meta de 2008 é solucionar 90%. Destes 87%, que são resolvidos em até 16 horas, 57% são atendidos em até 2 horas.
O software é de fácil utilização tanto do ponto de vista dos analistas como dos usuários. Possui uma excelente interação entre os mesmos e, principalmente, possibilita documentar as horas, atividades e custos das demandas de TI. A Automidia prima pelo elevado grau de conhecimento de sua equipe e rápido atendimento aos seus clientes”.
O software foi implantado em maio de 2003. Desde este período, a Carbocloro preservou o mesmo número de colaboradores, que corresponde a 18 na área de TI para atender a toda empresa, que hoje conta com 407 funcionários. “O serviço é tão eficiente que é demonstrado pelo grau de satisfação dos próprios usuários nas pesquisas aplicadas pela indústria a cada Ordem de Serviço concluída.

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