Pesquisar
Close this search box.

Cabelos têm mercado garantido no Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/28/Terapeuta_Capilar_Cleice_Costa_-_Universo_Cacheado.jpg

Quem não gosta de cuidar dos cabelos e mantê-los sempre arrumados? A demanda por serviços como cortes, escovas, hidratações, penteados, aplicação de tinturas ou retoques, de mechas, necessita de um profissional experiente e qualificado. É nesse momento que o cabeleireiro entra em ação. A profissão exige destes profissionais muito esforço e qualificação para atender uma clientela cada vez mais exigente. 

Cortar cabelos e fazer disso uma paixão, despertou no barbeiro e cabeleireiro profissional, Valdenilson Meireles (Nilsinho), uma oportunidade de abrir o próprio negócio. Há seis anos, ele comanda a barbearia conhecida como Nilsinho do Corte. Nessa trajetória ele conta que os desafios foram grandes. “Foi um pouco difícil porque eu comecei com uma cadeira de plástico e um espelho comprado de um prestamista. Lembro que eu comecei a exercer a profissão através de um convite de um amigo”.

Para garantir espaço nos salões e no mercado, Nilsinho conta que o profissional precisa investir na carreira e se reciclar sempre. A formação e investimentos em cursos é necessário, além de manter-se atento para as novidades que surgem, como técnicas e produtos. “Tem se especializar o tempo todo”. 

Nilsinho veio do interior do Pará e virou empreendedor em Manaus

Hoje ele se sente realizado e comemora “a minha carreira significa uma emoção que eu não consigo explicar, porque eu vim do interior do Pará e vim em busca de uma melhoria de vida e a barbearia mudou totalmente a minha vida, mas o q me deixa mais feliz é saber que a gente pode ajudar as pessoas que trabalham comigo dando oportunidades como barbeiros e colaboradores”. Ele destaca que o mercado de beleza é promissor e competitivo e representa um grande crescimento. Mas se destaca quem tiver um diferencial e isso significa se preocupar com o currículo. 

Algumas especialidades em alta para cabeleireiros são as técnicas de alisamento e relaxamento de fios crespos e ondulados, a de coloração (Colorimetria Capilar) e Visagismo (uma tendência recente). O mercado de trabalho nesta área se define pela apresentação de diferenciais de serviços e constante atualização do profissional.

Universo cacheado para todos 

E para quem opta pelo visual natural do fios? A insatisfação em atendimentos e a falta de especialistas cada vez que procurava um salão, despertou na Terapeuta Capilar e especialista em cabelos cacheados, Cleice Costa, proprietária do salão Universo Cacheado, apostar nesse nicho. 

Ela conta que um simples corte era algo traumático porque sempre cortavam o seu cabelo mais curto do que ela pedia, e dificilmente o profissional entendia sobre grau de ondulação do cabelo dela “cortavam molhado e ao secar ficava super curto. Eu lembro de uma ocasião em que sai chorando de um salão em Manaus”, desabafa.

Por meio de produtos e serviços desenvolvidos exclusivamente para cabelos afros ela integrou  uma clientela e mantém um atendimento diferenciado quando o assunto é assumir e manter os cuidados com os fios. 

“A ideia é ajudar cacheadas como eu no processo de autoconhecimento e aceitação do cabelo natural. Geralmente, mulheres com cachos têm uma relação de amor e ódio com o cabelo. Ensinar mulheres cacheadas a cuidar do seu cabelo natural se tornou uma missão pra mim”. 

O mercado dos cabelos cacheados está super aquecido. 90% da população brasileira é composta por cabelos cacheados. A busca no Google por cabelos cacheados superou a de lisos.

“Meu desejo é que cada cacheada possua um salão com profissionais que saibam acolhê-la com dignidade e respeito. Estou trabalhando para isso, ministrando cursos profissionalizante ensinando minhas técnicas de especialista em cabelos cacheados”  Em novembro ela ministrará a última turma do ano em mais um curso profissionalizante no Universo Cacheado.

Mas nem tudo são flores na área. Entre os desafios ela cita que a falta de salão escola em Manaus com cursos voltados para o nicho das cacheadas ainda é escasso. Além da logística e do alto investimento para trazer profissionais qualificados para ministrar cursos na área. 

Carreira mapeada

Área de atuação 

O profissional pode atuar como dono do próprio salão, ou trabalhando no salão de outros profissionais, ainda como cabeleireiro autônomo (em domicílio). O mercado de trabalho é exclusivamente do setor privado. 

Média salarial 

Em geral, quem inicia na área pode receber, em média, dois salários e meio. Profissionais mais experientes, podem receber de R$ 3 mil a R$ 8 mil ou mais, dependendo do local que trabalham (se salões menores, salões de luxo, spas, etc) e do número de clientes que atendem.

Perfil

Um bom senso estético, coordenação e habilidade para lidar com tesouras, navalhas e outros objetos pontiagudos/cortantes que possam ser utilizados para realizar cortes e penteados, ser detalhista, além de capacidade de comunicação, ao interagir com o cliente é necessário se compreender exatamente o que ele deseja

Onde estudar

Para se tornar um cabeleireiro, o mais apropriado é fazer um curso técnico. Atualmente, existem diversas instituições que formam profissionais para atuar na área da beleza, sendo que a principal delas se refere ao SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar