Pesquisar
Close this search box.

Btracer, startup amazonense, usa tecnologia blockchain para impulsionar o agronegócio

Btracer, startup amazonense, usa tecnologia blockchain para impulsionar o agronegócio

Spin-off, criada a partir da conhecida DriveOn, a Btracer nasce com  objetivo de melhorar e impulsionar a cadeia do agronegócio! Missão de gente grande, mas com know-how não menos menor, já que a DriveOn tem 20 anos na estrada e manja muito de rastreabilidade e etc., a nascente entrega tecnologia SaaS (software como serviço) em plataforma web e mobile de fácil utilização, o que possibilita maior controle da empresa, rastreabilidade de ponta a ponta e integração supply theme, para que os produtores possam ampliar as vendas e promovam a transformação digital num segmento cada vez mais importante para a economia!

Por meio da Btracer, a indústria do agronegócio poderá garantir a autenticidade e imutabilidade de informações precisas sobre os produtos, tais, como a origem, dados do fabricante, de validade, características de um determinado produto, dentre outros. Com isso, aumenta a transparência do processo, reduz as fraudes e gera economia nos processos de controles, através de uma ferramenta de baixo custo com tecnologia blockchain.

De acordo com Expedito Belmont, CEO da Btracer, os desafios da startup dizem respeito às questões de informações falsas relacionadas à produção e ao cultivo de produtos agrícolas que são exportados para fora do país, devido à alterações nas informações acerca da origem dos produtos, já que passam por muitos intermediários antes da exportação. “Os produtos agrícolas saem das mãos dos produtores e passam por muitas outras antes de serem exportados e isso faz com que existam intermediários que, em alguns casos, alteram produtos ou informações. Consequentemente, esses intermediários abocanham a maior fatia do lucro no processo de exportação, prejudicando os produtores que ficam com pouca margem de lucro. A nossa ferramenta visa conectar diretamente os produtores agrícolas com o mercado, englobando pequenos, médios e grandes produtores, para que possam vender diretamente para outros países sem a figura do intermediário”, explicou.

Dessa forma, por meio da tecnologia, os produtores poderão comercializar para outros países, tendo toda a operação com o registro de 360º.  

É bom lembrar que o uso da tecnologia blockchain tende a gerar muitos benefícios para o setor do agronegócio mundial e brasileiro, já que o país é considerado um dos maiores players do mercado agrícola mundial!

Apesar do crescimento e digitalização do segmento, há muitos desafios relacionados justamente à rastreabilidade dos produtos e transparência na gestão da cadeia relacionada ao agronegócio. Com a estimativa do IBGE que em 2050 teremos cerca de 10 bilhões de pessoas no planeta e, consequentemente, a necessidade de crescimento da produção agrícola, sem perder de vista a questão ambiental, além da própria mudança nos hábitos alimentares da população, o uso de tecnologias será cada vez mais necessário! Sorte da BTracer que já está plantando as suas sementes!

UniNorte lança Plataforma de Pesquisa de Orientação Profissional

Escolher uma profissão nunca foi fácil pra maioria das pessoas! Eu passei por esse dilema! Mas, os tempos são outros e se piorou muito, devido a tantas transformações no mercado de trabalho, escolher qual caminho seguir, agora – com a ajuda da tecnologia – esse trajeto pode ser mais assertivo. É isso que espera a UniNorte – Centro Universitário do Norte, mantida pelo grupo Ser Educacional, que lançou o POP – Pesquisa de Orientação Profissional. A plataforma gratuita funciona com o auxílio da Sofia, assistente virtual baseada em inteligência artificial da instituição e que tem o objetivo de compreender a personalidade do candidato, facilitando a escolha profissional. Respondendo a um questionário com 10 perguntas, em poucos segundos, a assistente virtual analisa a personalidade do respondente e revela quais carreiras são as mais compatíveis com o perfil. O serviço é gratuito e para utilizar o POP basta acessar o endereço eletrônico (pop.uninorte.com.br). 

Shopping lança promoção Natal Mais Presente e irá sortear um Audi

Este fim de ano promete! Pelo menos é o que o Manauara Shopping pretende com a nova super promoção natalina, que irá agraciar clientes por meio de sorteio de 25 iPhones 12 e um automóvel da marca Audi, chique né? A campanha Natal Mais Presente, que começou na sexta-feira (20), vai sortear semanalmente 5 iPhones 12, lançamento da Apple desejadíssimo por todo o planeta e, tcham-tcham-tcham-tcham: no sábado, 9 de janeiro de 2021, será a vez do sorteio do grande prêmio, que é um automóvel Audi A3 Sedan Prestige, zerinho em folha!

Para participar, basta cadastrar no site do mall (www.manauarashopping.com.br/promoção) as notas de compras realizadas nas lojas participantes, até quarta-feira, 30 de dezembro. A cada R$ 400 em compras, o cliente tem direito a um número da sorte para participar de todos os sorteios.

Aprovação de PL beneficia empresas amazonenses em inadimplência

A pandemia deixou em situação complicada muitas empresas! Muitos estabelecimentos fecharam as portas e outros, amargam grandes prejuízos. E para aliviar a barra de quem está inadimplente foi aprovado o Projeto de Lei nº 479/2020, oriundo da mensagem governamental nº 99/2020, que autoriza o Poder Executivo a conceder parcelamento, remissão e até isenção de débitos fiscais de ICMS, IPVA e ITCMD, beneficiando as empresas do Amazonas. Agora dá pra respirar um pouco aliviado e com o Natal chegando, as vendas podem minimizar a situação! Ufa!

Apple vai pagar milhões por tornar iPhones lentos

A gigante da telefonia fechou um acordo com órgãos de justiça de diversos estados americanos após a comprovação de que a Apple lançou uma atualização que fez as baterias dos aparelhos durarem menos tempo e, pior, não avisou clientes e, menos ainda, ofereceu qualquer tipo de compensação ou alternativas para minimizar o problema dos consumidores! Por conta dessa infeliz ação, a companhia irá desembolsar a bagatela de US$ 113 milhões.

RÁPIDAS & BOAS

Na sexta-feira (27), das 13h às 20h, acontece a II Feira de Tecnologia e Inovação da Fundação Matias Machline. O evento é aberto ao público e seguirá os protocolos exigidos pela OMS. Na programação, estão incluídas palestras, workshops e atividades artístico-culturais. É só dar uma chegada à sede da instituição, que fica na Avenida Mário Andreazza, nº 916.

**********************

Do dia 30 de novembro ao dia 3 de dezembro, o Samsung Ocean vai apresentar o Intelligence of Thinks Week, evento on-line que reunirá pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais com experiência em trabalhos na área de Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e temas relacionados. Outras informações e inscrições é só acessar o endereço eletrônico (https://www.oceanbrasil.com/iotweek/).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar