Pesquisar
Close this search box.

Black Friday 2022: Supermercados esperam crescimento de 9% nas vendas

A Black Friday deste ano promete maior movimentação econômica, com o aumento da intenção de compra e de gastos dos consumidores. Segundo estudo da Apas (Associação Paulista de Supermercados), cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais na tradicional promoção de novembro.

Com isso, a Associação estima um crescimento de 9% no consumo em supermercados, devido à data. O dado faz parte de um estudo elaborado pelo Departamento de Economia da Apas, com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience.

Conforme o levantamento, dos consumidores que vão aproveitar as promoções, 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday. Em 2021, 76% consumiram durante a promoção.

Estas estimativas geram grande otimismo para o setor, com mais da metade dos empresários, 56%, esperando por um crescimento real nas vendas durante a Black Friday.

“A data representa o segundo maior volume de comercialização para os supermercadistas, perdendo apenas para o movimento proporcionado pelas festas de final de ano”, diz o estudo.

Consumidores pretendem gastar mais na Black Friday

Segundo a pesquisa, na Black Friday de 2022, cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais nas promoções, com valor médio estimado a ser gasto nos supermercados de R$ 564,87.

Os itens de maior procura devem ser alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. O estudo destaca que, mais uma vez, as carnes devem ser o destaque nas vendas, com um aumento estimado de 17% em relação ao ano passado.

Para o Departamento de Consultoria Econômica da Apas, o aumento do emprego e da renda devem refletir o aumento do consumo.

“Tais fatores geram otimismo entre os empresários e os consumidores. Devemos experimentar um aquecimento econômico antes da Black Friday, aumentando o movimento nas lojas”, estima Diego Pereira, economista da Apas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar