Pesquisar
Close this search box.

Baixo investimento e altos lucros

https://www.jcam.com.br/PGB1_1201_009.jpg

O setor de microfranquias no Brasil, aos poucos vem superando o segmento da qual é derivado. Se as franquias já eram responsáveis pela geração de emprego e renda de boa parte das cidades do Brasil, as microfranquias veem mostrando sua força, sendo facilmente vistas em todos os lugares, dos quiosques nos corredores de shoppings e aeroportos ao pátio da escola e no ambiente virtual. As microfranquias se tornaram uma opção de negócio para empreendedores que buscam uma oportunidade de baixo custo. Entendem-se por microfranquias empreendimentos constituídos com elementos básicos do setor de franquias, porém, com modalidades de franquias não tradicionais e que requerem do franqueado um investimento inicial inferior a R$50 mil.

Apostando no crescimento
Depois de adquirir experiência com representação comercial, Rafael Sidrone resolveu investir no segmento de microfranquias há um ano e meio, se tornando o primeiro da Seguralta no Amazonas. A Seguralta, que trabalha com corretagem de seguros, está em funcionamento desde 1968 e passou a franquear a marca em 2008, tornando-se uma escolha pelo nome consolidado.
A escolha pelo novo negócio veio após pesquisas de mercado e sondagens dos benefícios de se aliar a um grande nome, explica Sidrone. “Com o maior poder aquisitivo da classe C, houve esta elevação na procura por seguros e estes novos clientes acreditam mais em pequenas empresas. Assim visualizei grandes oportunidades de negócios”, conta.
Como dificuldades, Sidrone diz serem as mesmas de qualquer empresa iniciante, mas a escolha por ser franqueado, tem seus benefícios, como a oportunidade de trabalhar em casa, economizando gastos com aluguel de ponto comercial. “Poderíamos trabalhar assim, mas com o sucesso, resolvi ter um escritório próprio. A Seguralta presta toda a assistência quanto a impressos, cedendo a marca para nossos negócios, tornando os gastos mínimos”. O sucesso da microfranquia fez com que os R$ 16 mil iniciais de taxa de franquia fossem recuperados com rapidez. Outros planos de Sidrone são contratações de mais funcionários para a unidade em Manaus.

PIB manauara atrai
Acreditando na força do emprendedorismo amazonense e no novo segmento o grupo Zaiom pioneiro e líder em microfranquias no Brasil, já atua em Manaus nos segmentos de educação multidisciplinar e de cuidadores de pessoas. Acreditando na força do emprendedorismo amazonense e no novo segmento, o sócio-diretor do Grupo Zaiom, Artur Hipólito, já pensa em novos franqueados. “Queremos crescer nas unidades já instaladas e expandir para outras marcas da franquia. Nossa meta é proporcionar ao franqueado investir com baixo risco e segurança”, disse.
Manaus tem o sexto maior PIB do Braisl, sendo muito atraente para as marcas. Como forma de captar novos franqueados, o Grupo Zaiom oferece treinamento continuado e qualificação. “Manaus é uma realidade para o franchising brasileiro. O mercado está aberto e precisa ser conquistado, para isso, além dos baixos custos, oferecemos aos franqueados a oportunidade de obterem mais sucesso em suas atividades profissionais, dando treinamento nas áreas de marketing, marketing na internet, negociação, atendimento aos clientes, vendas e empreendedorismo”, resume Hipólito.
Entrada no mundo do franchising
As microfranquias são consideradas a porta de entrada de pequenos investidores para o mundo do franchising e do empreendedorismo, e um dos segmentos mais procurados e sugeridos para os interessados, é o da área de serviços, pois este modelo não precisa de estoque, como acontece com o comércio e o setor é um dos mais procurados pelos clientes. Outra sugestão é o home-based, modalidade em que o franqueado faz em casa o que faria em um escritório físico. O modelo é vantajoso em relação aos custos operacionais de ponto comercial e contratação de funcionários, por exemplo. Além de proporcionar uma atividade remunerada para quem não pode ou não quer se ausentar de sua residência por longos períodos diariamente.

Artur Mamede
[email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar