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Automação gera eficiência

Tornar os processos mais ágeis e focar o trabalho humano onde é realmente necessário. Esse é o principal potencial da automação inteligente, tecnologia que une automação com IA (inteligência artificial) e promete mudar formatos de trabalho e até a vida das pessoas.

As duas tecnologias que fazem parte da automação inteligente estão em plena ascensão e juntas conseguem acelerar ainda mais os processos, além de torná-los cada vez mais assertivos. É o que diz Glauco Reis, especialista em soluções em nuvem e integração, da IBM. Segundo ele, a automação consiste em acelerar a execução de atividades repetitivas que um operador humano faria, mas utilizando a computação.

“É como se colocássemos um computador para operar telas de outro computador. A inteligência artificial, neste caso, ajuda para que o processo seja feito de uma forma mais assertiva. A IA pode até mesmo interagir com os sistemas, proporcionando uma resposta ao usuário mais próxima da condição humana”, explica o especialista.

Ou seja, a automação inteligente consegue unir os benefícios das duas tecnologias. Os resultados disso são processos mais ágeis dentro de empresas e indústria. E mais: com o mínimo de erros.

O que são automação e IA

As duas tecnologias são diferentes e se complementam.

Entendendo a automação

Como o nome sugere, a automação torna processos padrões em algo automático. Dessa maneira, quando é necessário realizar um procedimento, o computador entende se existe um padrão para aquilo e, se sim, o aplica.

Pode ser utilizado desde processos internos da empresa até no atendimento ao cliente. Tornar tarefas mecânicas (que não tem necessidade do pensamento humano) mais rápidas e ágeis é o principal foco dessa tecnologia, já bastante conhecida e utilizada.

Entendendo a Inteligência Artificial

Umas das tecnologias de maior potencial de mudança, a inteligência artificial é responsável por processar dados e, a partir disso, compreender padrões. Com essa informação, passa a alimentar sua própria “inteligência”, conseguindo usar os padrões entendidos para sugerir melhores maneiras de agir a partir do que está sendo solicitado.

Isso é feito a partir da programação e computação. De certa forma, também é algo que torna processos mais automatizados. É uma tecnologia utilizada em diversos mercados, desde o varejo e indústria, até no entretenimento.

Menos trabalho mecânico, mais tempo para pensar

Com a tecnologia resolvendo as questões computacionais e repetitivas, o capital humano passa a estar focado nas tarefas que realmente necessitam das pessoas: ideias, inovação, criatividade, relacionamento, entre outras atividades unicamente humanas.

“A automação com IA pode liberar o tempo dos funcionários para que se concentrem em trabalhos de maior valor, automatizando tarefas rotineiras”, afirma Glauco Reis.

De acordo com o site da própria IBM, a automação inteligente possibilita inúmeras mudanças, como:

  • Identifica as oportunidades ideais de automação para melhoria de processos nos negócios;
  • Processa grandes volumes de dados em uma fração do tempo que um ser humano levaria;
  • Promove aprimoramento contínuo dos processos;
  • Auxilia na tomada de decisões;
  • Equilibra as tarefas humanas e computacionais.

Os benefícios da automação inteligente

A ascensão dessa tecnologia não aconteceu à toa. Além de promover o trabalho híbrido (homens e máquinas), pode potencializar o crescimento de todos os setores de uma empresa.

Entre alguns benefícios, podem ser citados:

  • Mais velocidade nos processos internos;
  • Aumento da produção;
  • Maior controle de dados;
  • Análise de dados mais rápida e correta;
  • Diminuição de custos;
  • Retorno financeiro maior;
  • Retenção de talentos na empresa;
  • Melhor atendimento de clientes;
  • Impulsionamento dos setores de trabalho humano;
  • Mais inovação e criatividade.

Deu para notar que benefícios não faltam, seja internamente ou para o público externo. Afinal, a automação inteligente também é capaz de contribuir com a relação entre empresas e clientes.

“Também existe a vantagem adicional de melhoria da experiência do cliente, porque deixamos os operadores humanos menos centrados nos detalhes de operação dos sistemas e mais focados na qualidade da resposta”, explica.

Assim, questões que podem ser automatizadas, conseguem ser resolvidas, por exemplo, por bots de atendimento, inclusive levando em conta maneiras de levar humanização para esse processo.

Segundo Glauco Reis, alguns exemplos são sistemas de atendimento aos clientes, cobranças automatizadas e sistemas de autoatendimento.

“Nesse caso, a IA pode também humanizar o atendimento, entendendo o que o usuário está buscando e tornando a resposta mais precisa. Além disso, também pode auxiliar os operadores humanos a fornecer uma resposta mais próxima dos anseios do cliente, mesmo que isso seja feito de forma orgânica”, explica o especialista.

Os potenciais de uso da tecnologia

Para Reis, todos os mercados podem ser beneficiados com a automação inteligente. Por tornar processos mecânicos mais rápidos, é bastante utilizada em empresas que lidam com dados e até mesmo na indústria.

“Basicamente, a automação pode ser implementada em quaisquer processos em que existam sistemas operados de forma manual. O robô é preparado para operar o sistema e passa a repetir os passos cada vez que for necessário”, explica Glauco, salientando o ponto positivo de se conseguir implementar a automação em qualquer sistema.

Assim, são inúmeros os usos dessa tecnologia no mercado, já que é possível automatizar processos de forma inteligente em qualquer setor:

  • Indústria e produção;
  • Logística;
  • Análise de dados;
  • Varejo;
  • E-commerce;
  • Mercado financeiro;
  • Publicidade e marketing;
  • Recursos humanos.

Para Glauco Reis, o momento atual de pandemia, com grande parte dos processos sendo feitos à distância, abre ainda mais espaço para a implementação dessa tecnologia no dia a dia das empresas.

Isso porque também contribui com uma rotina menos estressante e mais organizada para aquela equipe que está trabalhando remotamente, independente do setor.

A automação inteligente, portanto, pode ser entendida como grande potencializador de negócios e será cada vez mais utilizada dentro dos sistemas. Aplicá-la nas empresas pode solucionar diversos problemas e questões, melhorando a produção e, claro, a experiência do cliente.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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