Pesquisar
Close this search box.

Apps de transporte aumentam trânsito nas cidades

Os apps de transporte se tornaram um fenômeno global por serem mais ecologicamente corretos. Entretanto, um estudo recente avaliou a influência dos aplicativos no aumento do tráfego em cidades norte-americanas.

A abordagem inédita foi realizada pelo Grupo de Pesquisa de Mobilidade Urbana da Aliança para Pesquisa e Tecnologia de Singapura-MIT. Membros do MIT e da Universidade de Tongji na China também contribuíram com o trabalho.

Usando estatísticas metropolitanas, o estudo avaliou a evolução dos apps de transporte nos EUA. Assim, foram analisados três pontos: atuação no tráfego nas cidades, número de passageiros em transporte público e quantidade de veículos particulares.

Após o surgimento desses serviços, os congestionamentos cresceram em intensidade (1%) e duração (4,5%). Por outro lado, o uso do transporte público caiu 8,9% nas áreas de atuação dessas empresas.

O estudo também notou uma diminuição insignificante de apenas 1% no uso de carros particulares depois da ascensão dos aplicativos. Muitos motoristas ainda preferem usar veículos próprios para realizar as atividades do dia a dia.

A pesquisa do MIT considerou a atuação do Uber e do Lyft. As duas companhias são os serviços mais populares de transporte nos EUA e detêm 69% e 29% do mercado americano, respectivamente.

Opções não tão benéficas para o meio ambiente

Para os pesquisadores, os serviços de transporte desencorajam as alternativas mais ecológicas, como o uso de transporte público. Dados mostram que metade das viagens poderiam ter sido feitas a pé, de bicicleta ou nem aconteceriam sem os apps.

Por fim, o estudo indica que os quilômetros percorridos pelos veículos de aplicativos sem um passageiro também contribuem para o aumento do trânsito. É estimado que mais de 40% da distância rodada pelos motoristas é feita sem usuários a bordo.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar