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Apesar da greve da RFB, Black Friday é esperança

Diante da grande crise econômica no país, há clima para a Black Friday? A pergunta divide opiniões do comércio tradicional de Manaus. De um lado, entidades de classe mantém a cautela quanto às vendas neste período. Desmotivados com o reflexo da greve dos auditores fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) que deixaram de liberar mais de 200 contêineres contendo mercadorias exclusivas para atender as datas comemorativas de fim de ano. De outro lado, os lojistas estão otimistas com as promoções da Black Friday. A expectativa é de alavancar as vendas, com os consumidores antecipando as compras de Natal e Ano Novo.

De acordo com o presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ataliba David Antonio Filho, o comércio vem contabilizando prejuízos com a crise econômica e agora com os reflexos da greve dos auditores fiscais da Receita, responsáveis pela liberação das mercadorias que abastecem os lojistas. “É complicado porque são produtos sazonais, produtos de época, produtos natalinos e produtos de carnaval que já comprometem o desempenho do setor, neste final de ano. O Halloween já foi e o lojista que investiu está no prejuízo, porque no comércio se passar do período sazonal os produtos ficam nas prateleiras, não vendem mais”, lamentou.

Hoje, cerca de 200 contêineres aguardam por liberação nos portos e aeroporto de Manaus. A maior preocupação do comércio está nas mercadorias temáticas que foram adquiridas para abastecer o mercado nas datas comemorativas de final de ano, incluindo a Black Friday, e que vem se depreciando paradas nos contêineres. “A informação que nos chegou, são de 200 contêineres presos por causa da greve, e o prejuízo já é grande. O comércio que depende desses produtos fica todo desabastecido. Quem depende desses produtos sazonais, realmente, estão sendo penalizados. Eu vejo isso com muita preocupação”, reclamou.

Segundo Ataliba este ano não houve uma adesão generalizada ao Black Friday no comércio de rua, em Manaus. “Eu vejo ações pontuais nesse sentido. Não generalizada para todo mundo, mas ações pontuais mesmo. Os lojistas não estão empolgados neste Black Friday, nem com as datas alusivas dos mais importantes, que é o Natal e Ano Novo. Todos estão um pouco apreensivos”, analisou. Ainda pessimista com a crise e a eminência da arrecadação de impostos, o presidente da ACA não tem expectativa para um aquecimento nas vendas, neste ano. “Em função da crise e tudo isso que está acontecendo, existe um certo esmorecimento da parte do empresariado, neste sentido. Todos precisam vender para fechar suas folhas e seus encargos, é final de ano e essa preocupação é geral”, concluiu Ataliba Antonio.

O QUÊ? ACA e Boa Vista Serviços oferecem palestras gratuitas para impulsionar os negócios
ONDE? Rua Guilherme Moreira, 281 Centro de Manaus
QUANDO? 22 de novembro de 2016, em dois horários: 9h e 14h30min
INFORMAÇÕES: Confirmar presença: (92) 98161-0763 ou pelo e-mail: [email protected]

Clima otimista e estratégia para vender

O clima é de otimismo na Tropical Multiloja. Segundo o sócio-proprietário da loja, Allan Bandeira, todas as unidades do grupo espalhadas pela cidade, principalmente no Centro e na zona Norte, estão com diversos produtos em promoção para atrair o consumidor. “A Black Friday é uma realidade bem interessante para o consumidor”, disse. Quanto à crise econômica no país, o pernambucano garante que este é o momento de faturar. “Pela minha empresa, claro, por conta da crise temos que aderir mais ainda à Black Friday”, garante.

Para Bandeira a Black Friday antecipa as vendas de presentes e artigos natalinos, mas o empresário alerta para o risco da propaganda enganosa e até de fraudes neste período. “Essas vendas acrescentam no Natal, isso é uma realidade. Então, tem que haver mais pessoas envolvidas, inclusive o governo com algum desconto para incentivar. O empresário brasileiro está realmente tirando do lucro dele, mas aqueles que de fato estão envolvidos na Black Friday e não no Black Fraude”, alertou.

Com 38 anos de atuação no mercado amazonense, a Tropical Multiloja vem mantendo a tradição de loja de rua. Atualmente as empresas do grupo estão subdivididas em 12 unidades de negócios: a Tropical Multiloja da Praça Tenreiro Aranha, Centro (Tropical Bebê, Tropical Armarinho e épocas, Tropical Festas); Tropical Multiloja Saldanha Marinho (Tropical Bebê, Tropical Decoração, Tropical Utilidades Domésticas); Tropical Multiloja Atacadão (Tropical Cosmético, Tropical Papelaria e Escolar, Tropical Brinquedos, Tropical Utilidades Domésticas e Tropical Informática) e a Tropical Multiloja Igreja, na Rua Leovegildo Coelho, todas com itens em promoção da Black Friday.

Estratégia

A ACA em parceria com a Boa Vista Serviços oferecem palestras gratuitas para impulsionar os negócios na região. No dia 22 de novembro, a ACA abre as portas para receber os representantes dos diferentes níveis empresariais e segmentos de atuação para debater mecanismos disponíveis no mercado, capazes de gerar vendas com qualidade, ou seja, com um aumento na garantia de recebimento dos valores em negociação. “Estamos felizes em poder proporcionar esse encontro, totalmente gratuito, aos comerciantes, principalmente diante desse ano difícil e para mantermos a esperança de termos um fôlego nas vendas, neste fim de ano”, disse Ataliba.

O evento é gratuito, com palestras ministradas pelo especialista em Pré-Vendas em Produtos de Análise de Crédito Pessoa Física e Veículos na Boa Vista SCPC, Marco Rosseto. “Nós temos mercadorias e serviços disponíveis, queremos vender, mas para mantermos o negócio e os empregos que geramos, necessitamos de garantia de que vamos receber e neste sentido, certamente, essas palestras serão enriquecedoras,” destacou o presidente da ACA.

O assunto em destaque, da primeira palestra, será o serviço CertoCar SCPC um mecanismos que ajuda a evitar riscos de fraudes e irregularidades na negociação de um veículo, ou seja, é um raio-x completo de informações para a compra e venda de veículos. O público-alvo para esta palestra vai de lojistas e garagistas, multimarcas, locadoras, gerenciamento de frotas até representantes de concessionárias.
Outro destaque para a palestra “Venda Mais e com Mais Segurança” que mostrará como é possível ter uma análise rápida e confiável sobre o cadastro de pessoa física, que são os clientes em potencial da maioria das lojas comerciais por meio do serviço ACERTA uma novidade da Boa Vista SCPC que reúne todas as respostas para, justamente, se acertar nas vendas e aumentar os lucros. São esperados médios e grandes empresários que realizam venda para pessoa física, incluindo analistas de créditos e gerentes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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