Pesquisar
Close this search box.

Apaziguando desafetos

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/01%20Janeiro/29/Marcelo%20e%20Alfredo%20Menezes.jpg

Vários bombeiros se movimentam para impedir que continue a briga entre o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, e parte da bancada federal do Amazonas, principalmente o deputado federal Marcelo Ramos (PL), que iniciou uma série de denúncias contra a administração do gestor. Empresários, parlamentares e articuladores entendem que, neste momento, um conflito desta natureza só prejudica a luta pela manutenção do Polo de Concentrados e pelas vantagens comparativas gerais da Zona Franca de Manaus, já tão dificultada pelas convicções da atual equipe econômica do Governo Federal, que se opõem claramente aos benefícios fiscais. Com o retorno das férias, vários agentes políticos começam a se movimentar para direcionar as baterias de todos ao que realmente interessa. O governador Wilson Lima (PSC) é um desses bombeiros. Ele já teve conversas com os dois lados, tentando colocar panos quentes. O que está prejudicando um pouco a turma do “deixa disso” é o ano eleitoral, que já começou quente, com ampla disputa de espaços.

PREOCUPAÇÃO

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) disse, à coluna, que apenas cumpre seu papel de fiscalizar atos do Executivo, um dos instrumentos fundamentais para garantir o bom uso dos recursos da Suframa e as boas práticas de gestão, que a façam ser uma instituição respeitada no país. Ao contrário, o parlamentar garantiu que não tem briga com o Superintendente da Suframa e que foi, sim, procurado por empresários e políticos, mas que estavam preocupados com o comportamento do superintendente, que na avaliação deles depõe contra a Zona Franca de Manaus.

DIMPE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação deu início, ontem, às discussões em torno do plano de reestruturação do Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas Ozias Monteiro Rodrigues. O assunto foi pauta de reunião do titular do órgão, Jório Veiga, com representantes da Associação das Indústrias Concessionárias e da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Amazonas.

O COMPLEXO

Inaugurado no dia 12 de dezembro de 2008, o Dimpe foi planejado com  a tarefa de aumentar a competitividade das empresas do setor de micro e pequenas empresas, agregando maior oferta de emprego e renda na capital. O distrito funciona nos moldes de um condomínio empresarial com lotes urbanizados dotados de infraestrutura completa que inclui central de secagem, unidade de tratamento de resíduos e líquidos, rede de esgoto, sistema de abastecimento de água, terraplanagem, drenagem pluvial e guarita

TURISMO

A demanda por inovações tecnológicas e novas startups para o desenvolvimento do turismo amazonense motivou a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas a alinhar uma parceria com o Samsung Ocean Manaus, centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções móveis que funciona na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas.

CORONAVÍRUS

A Sociedade Brasileira de Infectologia está repassando informações sobre o novo coronavírus com perguntas e respostas para profissionais de saúde e para a população com dados atualizados sobre a doença que atinge principalmente a China nesse momento. 

VERMELHO

O ex-presidente Lula (PT) está convocando os pré-candidatos a prefeito de Rio Branco (AC), Salvador (BA) e Manaus, para uma conversa, sinalizando que a direção nacional está caminhando para viabilizar o nome do deputado federal José Ricardo, que tem se mantido nas primeiras posições de pesquisas realizadas para prefeito de Manaus, desde o ano passado.

CARTÃO DO PRODUTOR

Manacapuru, Manaus e Iranduba foram os municípios que mais emitiram o Cartão do Produtor Primário em 2019. O documento concedido pelo Governo do Estado possibilita ao agricultor familiar ter descontos na compra de máquinas, equipamentos, insumos, defensivos agrícolas e ainda garante apoio ao produtor na comercialização dos produtos. No total foram, 14.808 cartões emitidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em todo o estado.

REDUZIU

Ao longo de todo o ano de 2019, o Amazonas registrou quedas consecutivas no número de vítimas fatais de trânsito, reflexo das ações de fiscalização e também de educação para o trânsito. As ações educativas alcançaram, no ano passado, 106.123 mil pessoas em 18 municípios do estado. As atividades foram compostas de campanhas, cursos de atualização, reciclagem e de qualificação, além de palestras e ações em escolas e instituições privadas, como empresas do Polo Industrial de Manaus.

AGORA NÃO

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania promoverá hoje um ato público em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro) na avenida Mário Ypiranga Monteiro, a partir das 17h30. A concentração será em frente à Delegacia da Mulher. Durante a ação serão distribuídos panfletos e realizadas abordagens sociais sobre prevenção do trabalho escravo. A secretaria também apresentará os serviços oferecidos pelo órgão, por meio da Gerência de Migração, Refúgio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.  

FRASES

“Queremos uma Câmara mais transparente e mais próxima do povo." Joelson Silva (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Manaus, comemorando a melhora no posicionamento do ranking do Ministério Público de Contas

“Estamos trabalhando para que o cidadão de bem possa estar na rua.” Coronel PM Ayrton Norte, comandante da Polícia Militar do Amazonas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar